Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Em maio, o Brasil comemora o dia das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais. No entanto, para produzir e colocar o alimento na mesa das famílias, os produtores precisam de apoio. 

 

No Estado de Roraima, a maior dificuldade é a qualidade das estradas vicinais. Essas vias são abertas para dar acesso aos locais de produção. Assim, em 2017, o Ministério Público Estadual determinou que os municípios são os responsáveis por essas estradas. 

 

Romero Jucá trouxe os recursos para asfaltar a vicinal do Bom Intento

A estrada do Bom Intento vai ter asfalto

Contudo, as prefeituras têm pouco dinheiro. E, por outro lado, o Governo do Estado deixou de cuidar dessas vias. Agora no inverno, a condição para quem produz é terrível. 

 

E para o presidente do Time MDB RR, Romero Jucá, esse é apenas um dos desafios para melhorar a produção no Estado. “Os nossos produtores precisam de apoio. E o que a gente mais vê em grupos de whats, são os apelos de pessoas que vivem no interior do Estado e não conseguem vender a sua produção porque não têm estradas. Então, isso tem que mudar”. 

 

Produtores precisam de apoio e Boa Vista é um exemplo

Na capital Boa Vista também tem muita gente que produz.  E para garantir que esses produtores tenham a sua renda e, desta forma, vivam com dignidade, a Prefeitura criou o Plano Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio.

 

O PMDA começou na gestão de Teresa Surita e nesse ínterim, atendeu a mais de 600 pequenos produtores, resultando em 2 mil hectares cultivados. “A gente tem muitas pessoas que sabem produzir. O que faltava então, era o apoio. E com o PMDA, nós criamos essa condição de ajudar os nossos produtores com máquinas, com os insumos, a assistência técnica e a venda”. 

 

Romero Jucá e Teresa Surita no campo experimental do PMDA

Os produtores da capital contam com o PMDA

 

A própria Prefeitura compra a maior parte da produção. Assim, os alimentos vão para a merenda escolar e também para programas sociais como o Família que Acolhe. 

 

E Romero Jucá também é parceiro nesta ação. Com os recursos que ele trouxe, a gestão municipal conseguiu comprar tratores e mais equipamentos, além de melhorar as vicinais. A estrada do Bom Intento, por exemplo, vai ter asfalto novo.

 

“Esse trabalho é um modelo do que pode ser feito em todo o interior do nosso Estado. Porque deu muito certo em Boa Vista e o resultado para os produtores e para a nossa economia, foi muito positivo”. 

 

Podcast Minuto Roraima

Romero Jucá conversa com Charles Henz e diz que os produtores precisam de apoio

Charles Henz sabe os desafios de quem produz

 

O apoio para os produtores é o tema do podcast desta semana. Nele, Romero Jucá fala com o empresário Charles Henz. Confira aqui. 

Produtores precisam de apoio
Avenidas de Boa Vista são recuperadas