Você sabia que Boa Vista é a sexta capital do país com o maior número de ciclovias? E as ciclovias de Boa Vista são um orgulho para a cidade. Elas ajudam tanto na segurança dos ciclistas quanto na organização da cidade. E além disso, as ciclovias de Boa Vista tornam a capital ainda mais inclusiva.
Atualmente, são mais de 40 km de ciclovias que ligam os bairros mais afastados ao Centro. Por isso, se tornaram o caminho mais seguro para quem usa a bicicleta para trabalhar, bem como, para quem gosta de passear com a família aos fins de semana ou para os atletas das bikes.
E quem tornou possível a construção das ciclovias de Boa Vista foi o ex-senador Romero Jucá. Enquanto estava no Senado Federal, ele trouxe recursos para o Plano de Mobilidade Urbana que ajudou a melhorar o trânsito de Boa Vista.
“O ciclismo representa lazer e saúde. E as ciclovias de Boa Vista são importantes porque fazem a ligação de toda a cidade. É uma alegria pra mim, ter ajudado a construir esse equipamento que serve para muitas pessoas”.
Ciclovias de Boa Vista: meio ambiente e menos tempo no trânsito
Segundo o Movimento Menos 1 Lixo, usar a bicicleta ao invés do carro evita a emissão de 4,4 KG de CO2 por ano. Ou seja, é menos do famoso Dióxido de Carbono poluindo o planeta.
Além disso, quem troca o ônibus pela bicicleta ajuda a tirar do ar que respiramos, cerca de 41,9 kg do CO2. E usar as ciclovias de Boa Vista também é economizar.
Em média, andar de bicicleta representa R$ 400 de economia ao mês no orçamento doméstico. Enquanto, economiza o ciclista também ajuda as outras pessoas que estão no trânsito.
As cidades que têm ciclovias bem organizadas, como Boa Vista, registram economia do tempo gasto no trânsito. Portanto, é vantagem para todo mundo.
Ciclovias: vem mais por aí
Recentemente, a Prefeitura de Boa Vista iniciou a obra do Parque Linear do Bairro dos Estados. A obra é um grande calçadão feito onde antes, só existia uma vala cheia de lixo.
Agora, os moradores contam com uma área de passeio e em breve, será instalada uma academia ao ar livre. Além disso, o Parque terá mais 2 km de ciclovias.
“Essa é uma obra cara e que só estamos conseguindo fazer com o apoio do Romero Jucá. Ele continua, portanto, como o maior parceiro da Prefeitura e da transformação de Boa Vista”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Ciclovias no interior
Além da capital, Romero Jucá também garantiu recursos para construir um trecho de ciclovia na avenida Chico Rufino, que fica no município de Rorainópolis, no sul de Roraima.
“Essa avenida não existia. Era apenas um grande espaço aberto com mato e lama. Eu trouxe o recurso e a prefeitura está fazendo a obra. Então, vamos ter uma avenida moderna, urbanizada e com ciclovia. Logo, é um novo marco no desenvolvimento urbano de Rorainópolis”.