Em Roraima, as obras geram emprego e renda durante e até depois que ficam prontas. É isso que aconteceu em Alto Alegre com a reforma da Praça Central e, de maneira idêntica em muitos outros lugares de Roraima.
Boa Vista, por exemplo, foi considerada como a capital brasileira que mais fez investimentos entre 2017 e 2019. E isso aconteceu justamente, devido às obras em andamento.
No entanto, a maior parte dessas obras só aconteceu por conta do apoio de Romero Jucá. Quando ele estava no Senado Federal, destinou recursos para ajudar no desenvolvimento da capital e dos municípios de Roraima.
“Geralmente, as prefeitura têm poucos recursos e dependem de verbas federais para fazer obras que são importantes, como a drenagem, o asfalto e a iluminação, por exemplo. Na minha parceria com a Teresa, chegamos a 90 obras em andamento na capital. Desta forma, geramos mais de 3 mil empregos diretos”, disse o ex-senador.
Obras geram emprego e renda: orgulho de fazer parte
As obras geram emprego e renda, mas além disso, trazem muito orgulho para quem trabalha nelas. Durante a reforma do Hospital da Criança Santo Antônio, quem conseguiu emprego foi o servente Magno Felix.
“Foram mais de 300 empregos criados lá no Hospital da Criança. E nós trabalhamos em todos os blocos. Eu sei que essa obra aconteceu por causa do Romero Jucá, foi recurso dele assim como muitas outras obras em Boa Vista. Então, todo mundo está feliz de participar disso”.
O Hospital da Criança é o único de Roraima que está 100% reformado. Atualmente, o Hospital atende cerca de 350 crianças por dia.
Obras geram emprego e renda até prontas
As obras que Romero Jucá ajuda a realizar em Roraima geram emprego e renda até depois que estão prontas. Em Alto Alegre, por exemplo, o barbeiro Raphael Albuquerque conseguiu montar seu negócio bem no Centro da cidade.
Ele ganhou um box na Praça Central, um dos melhores pontos de Alto Alegre e que foi reformado com o apoio de Romero Jucá. “Antes eu trabalhava em casa, não era um espaço adequado. Então, eu ganhei um box na praça, montei minhas coisas aqui e tá dando muito certo”, contou o empreendedor.
Emprego e Renda para mais de 1.600 famílias em Boa Vista
Em Boa Vista, praças, parques, mercados e centros comerciais geram emprego e renda para mais de 1.600 famílias. No Mercado Municipal São Francisco, por exemplo, são 10 restaurantes na área interna e mais cinco cafés na área externa. Além disso, o espaço conta com mais quatro armazéns para a venda de grãos e outros produtos.
O Mercado Municipal é um dos pontos comerciais mais tradicionais de Boa Vista e foi modernizado com os recursos que Romero Jucá trouxe. Então quem viu essa transformação acontecer, sabe a importância desse trabalho.
A Vanda Vieira, ou Dona Vanda, é famosa pelo seu café e sustenta a família com o ponto que tem no Mercado Municipal. Uma história que começou antes mesmo desse espaço ser um Mercado. E ela reconhece que ele está muito melhor atualmente.
“Quando me deram esse ponto foi o melhor da vida. Pra mim, depois de Deus, foi ter esse ponto. E eu não penso em deixar de trabalhar porque quem trabalha é feliz. E eu sou feliz”.
Mais Espaços
Centro Comercial Wakiri: o novo espaço foi inaugurado em dezembro de 2019. Tem 96 boxes comerciais, além de uma praça de alimentação com 14 lanchonetes. Possui ainda banheiros e recursos de acessibilidade.
Praça de Alimentação do Complexo Ayrton Senna: o espaço foi totalmente modernizado e a nova estrutura começou a funcionar em dezembro de 2020. A Praça tem 32 espaços para alimentação, 48 bancadas para artesanato, bijuteria e miudezas, bem como banheiros, acessibilidade e área de estacionamento.
Os dois espaços foram construídos com os recursos garantidos por Romero Jucá, na sua parceria com a Prefeitura de Boa Vista.