Roraima vai vencer o coronavírus na mesma medida em que mais pessoas forem vacinadas. O Estado é um dos que mais tem feito isso no Brasil. No entanto, vacinou pouco mais de 3% da população total.
+ PODCAST: Vacina tem que chegar mais rápido, diz Jucá
É o Governo do Estado, portanto, que tem a responsabilidade de destinar as doses para as prefeituras de forma mais rápida. Estas, por outro lado, aplicam as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Sendo assim, para que mais pessoas sejam vacinadas de forma mais rápida, Romero Jucá alerta que o processo de distribuição do Governo precisa ser agilizado.
No entanto, enquanto isso não ocorre, o presidente do MDB em Roraima lembra que a pandemia avança. Da mesma forma, mais pessoas estão lotando o Hospital Geral e morrendo.
“O Estado recebeu mais de 90 mil doses da vacina. Porém, repassou pouco aos municípios. Passou para Boa Vista apenas 20 mil, portanto: pouco. É claro, no entanto, que sabemos que parte das doses foram para as comunidades indígenas. Mas, o Governo Federal e Estadual devem abastecer mais rápido às prefeituras”, disse Jucá.
Recentemente, o Estado divulgou que recebeu mais 2500 doses da vacina. No entanto, ainda não começou a distribuir para os municípios.
Vacina em Boa Vista
Boa Vista vai receber cerca de 70% das doses nesta etapa. Primeiramente, a vacina será para os idosos com menos de 80 anos. A Prefeitura já vacinou profissionais de saúde, idosos abrigados, presos e pessoas acima dos 80 anos.
As UBS já aplicaram a segunda dose da vacina no primeiro grupo. No momento, o reforço é feito com os idosos.
Reforço na Saúde
A Prefeitura de Boa Vista ampliou o horário das Unidades Básicas de Saúde para atendimento de casos de covid. Sendo assim, seis postos funcionam durante a semana, das 7h até meia-noite. Aos sábados e feriados, abrem das 8h às 20h. Ainda, mais duas UBS funcionam de segunda a sexta, das 8h às 20h.
+ Saúde: Boa Vista amplia cuidado com as pessoas
Da mesma forma, para atender a demanda, o Município fez um processo seletivo para contratar mais 100 profissionais de saúde. Eles reforçam, assim, as equipes das Unidades Básicas e do Samu.
Unidades de Saúde e horários
Seis postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira até meia noite. Da mesma maneira, aos sábados e feriados, das 8h às 20h. Veja quais:
- Olenka Macellaro – Caimbé
- Mariano de Andrade – Caranã
- Délio Tupinambá – Nova Cidade
- Aygara Motta – Cidade Satélite
- Lupércio Lima – Pintolândia
- Posto do São Vicente
Duas unidades de saúde funcionam de segunda a sexta. O horário é das 8h às 20h. Confira:
- UBS Equatorial
- UBS Sílvio Botelho