Os recursos garantidos pelo presidente estadual do MDB/RR, Romero Jucá, para o município de Amajari contribuíram com a organização dos serviços municipais e conclusão de obras importantes especialmente, para o turismo.
Com o apoio de Jucá, a Prefeitura conseguiu concluir a obra da Praça Turística de Amajari, na região do Tepequém, e recentemente, da Rodoviária Municipal. Os dois equipamentos são importantes para o fortalecimento do turismo, atividade que gera oportunidade e renda para muitas famílias.
“Eu não estava na base de apoio da prefeita Vera, mas isso não me impediu de contribuir com a sua gestão. Hoje, temos uma amizade fortalecida e o trabalho em parceria que ajudou a melhorar a vida das pessoas”, afirmou Jucá.
Ele destinou recursos que ajudaram a padronizar a Feira Municipal de Amajari e para a obra de recuperação da vicinal do Bom Jesus, uma importante área produtiva.
“Não é fácil administrar um município em que as necessidades são maiores do que o orçamento. Por causa disso, quero agradecer ao Romero Jucá que sempre me apoiou. Através do seu trabalho, conseguimos veículos para a Prefeitura, resolver a situação de obras que estavam paradas e melhorar o setor produtivo com investimentos na agricultura, pecuária indígena e no turismo”, disse a prefeita Vera Lúcia que encerra seu mandato este ano.
A Prefeitura de Amajari recebeu um trator, quatro caminhões, um micro ônibus, um caminhão coletor de lixo, um veículo para o Conselho Tutelar, mais cinco veículos utilitários para as secretarias municipais, além de ambulâncias e um castramóvel.
Pecuária Indígena
Com o projeto de bovinocultura indígena, foram distribuídas 750 cabeças de gado entre 18 comunidades da região no ano de 2018. Desenvolvido em parceria com a Funai, o programa busca contribuir com a autonomia financeira dos povos indígenas do Estado.
“Esse projeto é a realização de um sonho e representa o fortalecimento do trabalho que já fazemos na comunidade, melhora o nosso rebanho e a nossa vida”, disse Elton Barroso Tenente, Tuxaua da Comunidade da Mangueira.
Mais ações
Em seu mandato, Jucá deixou empenhado recursos para a realização de obras de asfalto em Amajari. No total, são R$ 5 milhões para asfalto e recapeamento de ruas na sede do município.
O projeto foi licitado, mas houve contestação de uma das empresas participantes. A Prefeitura aguarda pela decisão judicial.
Após isso, o projeto poderá ser executado pela nova gestão, que será administrada pela prefeita eleita Núbia Castro, do MDB.
A partir de 2021, também serão executadas as obras de construção de dois campos de futebol society, na sede e na comunidade do Trairão. Os recursos também foram garantidos pelo ex-senador Romero Jucá.