Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Boa Vista vai ganhar um grande ponto turístico no centro da cidade na região conhecia como Beiral. Um alto mirante com vista para o rio e redondezas, além de estrutura de lazer completa, será o cenário onde um dia foi repleto de angústias com famílias abandonando suas casas por causa da enchente. A cena que se repetia todo ano acabou e dará lugar ao Parque do Rio Branco, que está em fase final de construção.

Com recursos de Romero Jucá, garantidos enquanto exercia o mandato de senador, a Prefeitura de Boa Vista está executando toda a infraestrutura urbanística e turística no local.

O projeto começou a mudar o cenário da capital desde 2018, quando 350 famílias foram retiradas da área de risco do Caetano Filho – Beiral, mediante pagamento de indenizações feitas com recursos próprios da Prefeitura. Esta foi a primeira intervenção no local.

Grandes obras realizadas em Boa Vista têm recursos de Jucá
Além de conseguir os recursos, Jucá acompanha passo a passo da obra do Parque Rio do Branco

“O objetivo do Parque do Rio Branco era solucionar um problema social grave das famílias afetadas pela cheia do Rio. Hoje, essas famílias vivem em outras áreas da cidade em uma condição melhor e o antigo beiral está dando lugar a um complexo turístico moderno que vai gerar muitas oportunidades para a nossa população. Esse novo espaço será mais um marco do nosso trabalho por Boa Vista e eu tenho certeza, que todo mundo vai gostar”, disse o Jucá, presidente regional do MDB.

A previsão de conclusão do Parque do Rio Branco é no final deste ano. O local recebeu serviços de terraplanagem e drenagem da área, com elevação da avenida Sebastião Diniz e canalização do igarapé Caxangá. A última fase da obra é justamente a parte turística e urbanísticas que inclui a construção do mirante, onde as pessoas terão uma visão espetacular do Rio Branco e redondeza.

O Parque também contará com espelhos d’água, marina para ancorar barcos, posto de vigilância da Guarda Municipal, parque da primeira infância, pista de cooper, ciclovia, praia e sombreiros naturais após o plantio de mais de 100 árvores. O local receberá ainda uma passarela que interligará o Parque até a Orla Taumanan.

VALORIZADOS

O antigo Caetano Filho-Beiral ganhou esse nome na década de 1960. Localizado no centro da cidade, a região precisava de uma atenção especial. As mudanças de infraestrutura aconteceram ao longo dos anos. Mas, permanecia a insegurança das famílias que precisaram deixar os próprios lares durante o inverno.

Maria das Neves agradece atenção dada à região onde era o Beiral

Vizinha do Parque do Rio Branco, a aposentada Maria das Neves acompanhou toda essa história bem de perto. Hoje ela vê com alegria a grande transformação que a região vem passando graças ao trabalho da Prefeitura e os recursos de Jucá.

“Hoje vemos ele se desenvolvendo. Um desenvolvimento que nunca esperávamos que fosse acontecer. Quando começaram a falar nesse projeto (Parque do Rio Branco) a gente não acreditava. Hoje vemos essa beleza de obra e já imaginamos como vai ficar bom quando estiver pronta”, falou Maria com o Mirante ao fundo.

OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO

A empregada doméstica Márcia da Silva mora exatamente ao lado do Parque do Rio Branco. A rotina de tristeza em presenciar venda de drogas no antigo Beiral, como ela afirma que via diariamente, vai dar lugar não só ao mais bonito ponto turístico da cidade, como irá proporcionar à Márcia uma renda a mais.

Antes com medo em sair de casa, Márcia da Silva passa a pensar em empreender

“Tinha um ponto de drogas bem ao lado da minha casa. Dava medo, eu não podia nem sair cedo para comprar pão. Agora melhorou, não tem as pessoas usando drogas. Vou abrir um ponto de venda de churrasquinho aqui, aproveitando o movimento de turistas e da nossa população que visitar o Parque do Rio Branco. Não vou passar a vida inteira trabalhando para os outros. Quero trabalhar pra mim mesmo”, disse Márcia.

+ CONFIRA OS PRINCIPAIS RECURSOS QUE JUCÁ TROUXE PARA BOA VISTA NOS ÚLTIMOS ANOS