Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita e seu vice, Arthur Henrique Machado fizeram nesta segunda-feira (20) a entrega de aparelhos portáteis de raio-x e de um novo arco cirúrgico que complementam a estrutura de atendimento do Hospital da Criança Santo Antônio.

Os equipamentos modernos facilitam o trabalho dos profissionais de saúde e garantem um atendimento mais rápido de qualidade para os pequenos pacientes. Para adquirir os equipamentos, a Prefeitura contou com recursos destinados pelo presidente do MDB, Romero Jucá durante seu mandato como senador.

A prefeita Teresa destacou o apoio de Jucá para a aquisição dos novos equipamentos

“Estamos entregando hoje mais três equipamentos modernos e de ponta, aparelhos que dão mais precisão nas cirurgias. Já os aparelhos de Raio-x eram antigos, de 2006, fruto de doações. Quero agradecer a Romero Jucá que viabilizou os recursos por meio de emendas, o que possibilitou equiparmos o nosso hospital com aparelhos modernos e da melhor qualidade para atender nossas crianças”, disse a prefeita Teresa Surita.

Para o vice-prefeito Arthur Henrique, a grande vantagem dos novos equipamentos é a garantia de precisão no diagnóstico dos pacientes. “Essa é uma marca da atual gestão: trazer modernidade a todas as áreas, principalmente na saúde, que iniciou com o processo de prontuário eletrônico aqui no Hospital da Criança”, destacou.

Os equipamentos modernos vão melhorar o atendimento aos pacientes

Arthur explicou ainda que o uso dos novos equipamentos contribuiu para a redução do estresse do paciente internado. “São equipamentos utilizados diretamente nas crianças sem ter necessidade de remoção dos leitos. Eles também e passam a trazer essas imagens diretamente para o prontuário da criança”, explicou.

Equipamentos

O Hospital recebeu dois Raio-X portáteis. Os aparelhos são de última geração e com excelente qualidade de imagem, de fácil transporte de um setor para o outro. Irão auxiliar na realização de exames radiológicos sem a necessidade de remover o paciente.

Outro equipamento adquirido foi o Arco Cirúrgico que facilita o trabalho dos médicos cirurgiões, gerando imagens em tempo real que auxiliam em procedimentos urológicos, traumatológicos, vasculares e neurológicos.

Em maio deste ano, o Hospital também adquiriu um Raio-X digital e o primeiro tomógrafo do município. Para todos esses investimentos, o município contou com recursos destinados pelo ex-senador Romero Jucá.

“Nos últimos anos, melhoramos muito a estrutura do Hospital da Criança. Eu trouxe os recursos que ajudaram a Prefeitura a ampliar a Unidade, os leitos de UTI, foram usados para a reforma dos Blocos e para a compra de novos equipamentos. É graças a isso também que a capital teve condições de prestar um bom atendimentos aos pacientes infantis durante esta pandemia”, afirmou Jucá.

Jucá novo Bloco Hospital da Criança
Jucá contribuiu com melhorias recentes no Hospital da Criança.
Foto: Benício Moreira

Transformação

O Hospital da Criança Santo Antônio foi inaugurado em agosto de 2000. Até hoje, é a única unidade pediátrica de referência do Estado, atendendo a crianças de até 13 anos com serviços emergenciais, ambulatoriais e especialidades médicas.

Possui 114 leitos no geral e 10 de UTI. A unidade funciona com oito blocos: A (administrativo, onde fica a direção, as coordenações e os ambulatórios de especialidades), B e C (laboratório de Análises Clínicas, o setor de Imagem, emergência, trauma e UTI), D (farmácia, cozinha, refeitório, lavanderia e outros), além dos E, F, G e H, de internação.

Nos últimos anos, o Hospital recebeu investimentos na melhoria da sua infraestrutura e ampliação. A maioria dos serviços foram possíveis graças aos recursos garantidos por Romero Jucá.

Em 2014, a Unidade ganhou mais 63 leitos. Em 2018, foi entregue a reforma e ampliação do bloco B que abriga os setores de exames, imagens e o laboratório de análises clínicas. E no ano passado, foi feita a entrega do Bloco C que aumentou o número de leitos e enfermaria e implantou novos leitos de UTI.

Este ano, o Hospital recebeu novos equipamentos e a Prefeitura inaugurou a reforma do Bloco E, que concentra a cozinha, lavanderia, farmácia e setores como nutrição, depósito, almoxarifado, necrotério e salas administrativas. Também foi entregue a primeira etapa de reforma do Bloco H, com a melhoria de 30 leitos. Outros 30 estão em fase de conclusão.