Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

O Vozes do Interior passou recentemente por Rorainópolis. O projeto, do Time MDB Roraima, visita toda a região do Estado para saber os principais problemas de cada lugar. Para isso, uma equipe coleta os dados e depois apresenta eles para a própria população.

Romero Jucá em Vozes do Interior em Rorainópolis
População comparece no Vozes do Interior para falar dos problemas da região

Além disso, a partir das demandas coletadas no Vozes do Interior, o Time MDB Roraima vai montar um plano de governo. Este, sobretudo, será registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para as eleições de 2022. Na última visita, o Vozes do Interior percorreu mais de 570 casas na sede de Rorainópolis e na vila de Nova Colina.

Vozes do Interior pelos próprios moradores

A educação oferecida pelo Governo de Roraima tanto na Sede de Rorainópolis, quanto em Nova Colina, foi uma das grandes reclamações, bem como a saúde. A Erineide Pereira, professora na região, reforçou o pedido por uma educação melhor.

“Eu, como professora, peço que olhem para a nossa educação. Além de uma educação integral, eu acho importante também uma escola regular. Nós precisamos, do mesmo modo, de uma merenda escolar mais adequada”.

População acompanha o Vozes do Interior
Os moradores acompanham de perto o Vozes do Interior

O Francisco Portela foi outro que pediu a voz. Morador de Nova Colina, ele fez reclamações sobre o apoio à agricultura dos atuais senadores. Ele citou, do mesmo modo, a luta de Romero Jucá por Roraima.

“Aqui tem os agricultores que merecem respeito. Tem senador que disse que conseguiu os milhões em equipamentos. No entanto, nós nunca vimos esses equipamentos. Na TV Senado eu olhava para os embates do Romero Jucá. Via nos embates ele buscando os recursos para esse Estado. É, portanto, um dos homens mais articulados que têm”.

Time MDB

O líder do Time MDB de Roraima, Romero Jucá, falou um pouco sobre o Vozes do Interior. O ex- senador falou das queixas da população.

“Nós estamos aqui para ouvir as pessoas, o sofrimento nas vicinais, a estrutura de saúde que não existe, entre outros problemas. A população do interior merece o melhor. O Vozes do Interior é para ouvir o interior. As equipes passaram uma semana conversando com as pessoas e levantando os problemas. Rorainópolis está com dificuldades. A política é, portanto, para melhorar a vida das pessoas”.

Teresa Surita mostra um pouco do trabalho que já realizou na saúde de Boa Vista
Teresa Surita mostra um pouco do trabalho que já realizou na saúde de Boa Vista

A pré- candidata ao Governo de Roraima, Teresa Surita. também falou sobre as dificuldades que Rorainópolis enfrenta. Isso, sobretudo, com base no que os moradores relataram ao Vozes do Interior.

“Em cima do que vocês trazem nós vamos fazer o plano de governo. A única forma de fazer de verdade é ouvindo. Vocês (população) é que vão dizer o problema que vocês enfrentam. A proposta é ouvir quem conhece a realidade de cada cidade, para assim construir o melhor plano de governo”.

Aproveitamento de resíduos gera os empregos e a renda

Além do Vozes do Interior, o Time do MDB de Roraima visitou também algumas das empresas do polo de madeira. Entre elas, nesse sentido há a do Carlos Aberto de Carli. O empresário usa os resíduos da madeira para gerar a energia.

Romero Jucá e de Carli caminham na fábrica de energia a partir do resíduo da madeira
Fábrica produz a energia a partir dos resíduos da madeira

O mais volumoso dos resíduos de madeira, desse modo, é o pó de serragem que , na maioria das vezes, tem pouco aproveitamento. Desse modo, vira o lixo. Hoje, no entanto, o resíduo vira a biomassa. Ela, assim, funciona como um combustível para a geração de energia elétrica. Assim, o polo industrial da região pode gerar até cerca de 1.200 empregos.

A biomassa tem um alto valor energético. Sendo assim, é mais fácil de armazenar e de transportar. Além do mais, a produção pode estimular o setor da região. Isso, com a produção de madeira por produtores que moram perto das usinas.