A Vila Olímpica Roberto Marinho, de Boa Vista, está de portas abertas para receber o público em geral, de novo. No entanto, há uma regra importante: a partir de agora, só as pessoas vacinadas contra a covid podem usar o espaço.
Assim, a ideia da Prefeitura de Boa Vista é incentivar a vacinação. Então, antes de entrar no local, a pessoa tem que mostrar o cartão de vacina. Além disso, a entrada é permitida para quem tomou a partir da primeira dose.
Inaugurada em 2004, a Vila Olímpica Roberto Marinho é com certeza, o maior centro de esportes de Roraima e, portanto, um dos melhores da Região Norte. O espaço ajuda a formar campeões como o atleta Ailson Feitosa. Ele ganhou a medalha de ouro nos jogos pan-americanos, em 2011, na prova do revezamento 4 por 100.
Vila Olímpica Roberto Marinho: o espaço não pára de crescer
Ailson treinava na Vila Olímpica Roberto Marinho. Porém, para que mais jovens tenham a mesma chance que ele, as melhorias na Vila continuam. E isso acontece com o apoio de Romero Jucá.
Enquanto estava no Senado Federal, Romero Jucá trouxe os recursos para construir a Vila. Posteriormente, ele ajudou a fazer o Parque das Piscinas e o Ginásio Romerão.
Os espaços mais novos são os cinco campos de futebol society cobertos, com grama sintética e luz de LED. Além disso, as quadras foram reformadas e o Ginásio Romerão e a pista de atletismo ganharam um novo piso.
“Eu tenho um carinho muito grande pela Vila Olímpica. Antes de tudo, ninguém acreditava que a gente ia transformar essa área que era só mato e lama no que ela é hoje. Eu lembro que nós vimos esse terreno e eu pensei: aqui vai ser a nossa Vila Olímpica. Então, é um sonho realizado”.
Vila Olímpica tem o esporte, tem a saúde e a cidadania
O esporte é, acima de tudo, saúde. Mas, aqui em Boa Vista, ele também é cidadania. Na Vila Olímpica, a Prefeitura atende de graça mais de 1.500 crianças e adolescentes em programas sociais.
São dois programas que ajudam a formar novos campeões. Nas Escolinhas Esportivas, as aulas são para 986 crianças e adolescentes.
Elas aprendem o futebol, a ginástica rítmica, o jiu-jitsu, o judô, a natação, o tênis de mesa, o vôlei, o xadrez, assim também como fazem aulas de recreação.
No Projeto Qualidade de Vida, a Prefeitura atende, igualmente, 309 crianças e adolescentes. Elas têm aulas de natação, jiu-jitsu, treino funcional, assim como, de técnicas em corrida e caminhada.
Atualmente, as aulas estão paradas por conta da pandemia. Elas devem voltar em setembro.
Conheça a estrutura
O acesso à Vila Olímpica Roberto Marinho é de graça. O espaço fica aberto de segunda a sexta, das 06 às 10h e das 16h às 20h. A Prefeitura libera a estrutura para os treinos das federações de esportes.
Desta forma, o uso de alguns locais como a pista de atletismo e o parque das piscinas é exclusivo para as federações e para os programas sociais da Prefeitura. No entanto, as demais quadras ficam livres para o público.
Assim, a Vila Olímpica Roberto Marinho possui:
- Ginásio Coberto Romerão. Tem capacidade para 6.500 mil pessoas. Possui cabine para imprensa, banheiros, salas administrativas bem como vestiários, cozinha e salas de aula.
- Ginásio Coberto Almir Casarim. Cabem até 1.500 pessoas. Também tem banheiros e salas administrativas
- Pista de Atletismo com 400 metros e dentro das normas do Comitê Olímpico Brasileiro. Tem ainda arquibancada para 2 mil pessoas, banheiros bem como, as salas administrativas.
- Parque das Piscinas. Com três piscinas, sendo uma para saltos ornamentais. Além disso, tem arquibancada para 1.100 pessoas, banheiros e área administrativa.
- Alojamento com seis dormitórios completos e lavanderia.
Quadras, campos e outros equipamentos:
- 02 campos com grama
- 05 campos de futebol society cobertos e com grama sintética
- 01 quadra de areia
- 03 quadras poliesportiva cobertas
- 01 pista de caminhada com 2,5 km
- 05 quadras para tênis
- 01 academia a céu aberto
- 06 banheiros externos
- 01 quadra poliesportiva aberta
- 03 lanchonetes
- 03 guaritas
Venha conhecer a Vila Olímpica Roberto Marinho:
Todo esse espaço foi construído na Zona Oeste de Boa Vista, a mais afastada do Centro e mais populosa. Assim, a Vila Olímpica funciona na Av. Raimundo Rodrigues Coelho, 80, bairro Dr. Silvio Botelho