É mentira, desse modo, as notícias que falam que o Porto de Águas Profundas na Guiana não saiu do papel. O Jucá trabalhou, ao contrário, para avançar no tema para o desenvolvimento de Roraima.
A verdade é, portanto, que o Porto de Águas profundas é um complemento do projeto da estrada da Georgetown. Ele, assim, só será feito quando a estrada for concluída.
FONTES QUE REVELAM A VERDADE:
Senado Federal
Pé na estrada
Senado Federal
Guiana mais próxima
Roraima fica no extremo norte do Brasil e tem dificuldades de logística para a distribuição de produtos para o grande mercado brasileiro. No entanto, tem a posição geopolítica para avançar sobre os mercados internacionais. Dessa maneira, o Jucá vê na Guiana uma boa relação para a definição de uma matriz de transporte. É o melhor e mais curto caminho para as importações e exportações de Roraima.
O Jucá buscou essa aproximação. Ele tratou com os diversos presidentes da Guiana a cerca da estrada para ligar os dois países. Hoje, desse modo, as tratativas quanto ao asfaltamento de Boa Vista a Georgetown estão em fase avançada. É uma solução que abrirá o Estado ao mercado consumidor do Caribe.
Áreas de Comércio
Ainda sobre Roraima ter um diferencial na economia, o Jucá trabalhou e conseguiu implantar as áreas de livre comércio do Bonfim e de Pacaraima. Esta última, porém, foi transferida para Boa Vista e abrange todo o comércio da capital. As áreas trazem vantagens ao comércio e a compra de insumos.
Outro avanço, portanto, foi a aprovação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Boa Vista e da Portaria 300, junto a Receita Federal, que dá as condições fiscais iguais às da Zona Franca de Manaus. A ZPE, do mesmo modo, é um complemento do projeto de asfaltamento da Guiana.