Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Mentira

É mentira da braba que com a promessa do aluguel social houve o aumento do número de imigrantes em Roraima.

A culpa da imigração é do governo do ditador Nicolás Maduro e de quem apoia essa ditadura. Os venezuelanos, dessa maneira, estão é fugindo da fome e das péssimas condições do seu país. O aluguel social, contudo, foi uma sugestão do Governo Federal, que não efetivou o projeto. Portanto, não é o motivo para a vinda dos imigrantes a Roraima.

Imagem de venezuelanos na rua. Aluguel social não tem nenhuma relação com o Jucá
Venezuelanos fogem da miséria e vão para Roraima

O Jucá, ao contrário, trabalhou para minimizar os efeitos da crise migratória. Nesse sentido, a segurança é outro tema que preocupa o presidente do MDB Local. A explosão da migração, proporcionalmente, aumentou a violência em Roraima.

Pensando nisso, o ex-senador criou o Projeto de Lei 408/2018. O texto está no Senado e prevê a autonomia para controlar quem entra no Estado. O projeto muda o Estatuto do Migrante, permitindo mais rigor no controle da fronteira entre o Brasil e Venezuela. Do mesmo modo, será possível deportar os criminosos estrangeiros.

O Jucá diz que se o Senado aprovar o projeto, o texto pode reduzir a lotação do sistema prisional e a participação de migrantes no crime organizado em Roraima. Além disso, irá gerar mais economia ao Estado. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que um preso custa em média R$ 2.400 ao sistema público.

“Roraima tem mais de 350 venezuelanos presos e que estão virando mão de obra das facções. O projeto de lei, nesse sentido, reduz esse risco e os gastos do poder público para manter esses criminosos na cadeia”, falou.

O texto está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Mas, a discussão ainda não começou. O senador Márcio Bittar, do MDB do Acre, vai relatar a proposta.