O que tem no Baixo Rio Branco, além de muita natureza e famílias felizes, são alguns serviços públicos que ajudam os moradores a terem uma vida melhor. Em recente visita do Time MDB RR na região, os ribeirinhos destacaram algumas necessidades que passam. Contudo, eles também agradeceram o trabalho de Romero Jucá pelo local.
Romero Jucá, como governador e senador, trabalhou para conseguir o que tem no Baixo Rio Branco em alguns serviços e melhorias para os ribeirinhos, como são conhecidos os moradores da região. Há motor de energia, a internet, escola e Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a ação do presidente regional do MDB.
Saúde
Enquanto senador, Romero Jucá liberou os recursos para a construção de alguns postos de saúde no Baixo Rio Branco, como nas vilas de Sacaí, Xerueni ou Canaueni, Cachoeirinha e Caicubi. Além disso, em parceria com o deputado federal Édio Lopes, conseguiu os recursos para a primeira Unidade de Saúde Fluvial que irá atender aos moradores da região.
“Eu e o deputado Édio trouxemos os recursos para construir a UBS Fluvial do Baixo Rio Branco. O barco está pronto. Então, estamos liberando mais recursos para a UBS ficar pronta a atender toda a população da região. Saúde aqui no Baixo Rio Branco é um grande desafio. Por isso, é muito importante que ela possa chegar com médicos, exames, enfermeiros. Ou seja, um serviço completo para atender às comunidades”, disse.
O que tem no Baixo Rio Branco na educação
O Baixo Rio Branco é uma das regiões mais isoladas do Estado. Sendo assim, uma das maneiras para acessá-la é através de um avião de pequeno porte, que pousa em pistas de algumas vilas. No entanto, o meio de transporte mais comum é o barco. Nesse sentido, esses fatores dificultam um pouco mais a chegada de serviços públicos. É o compromisso com a região que faz a diferença.
O Antônio Batista dos Santos, conhecido como Aleluia, é um dos mais antigos moradores da Vila Sacaí. Há 36 anos na região, ele diz que Romero Jucá fez muito pelo local.
“O que tem hoje na Vila Sacaí é por causa do trabalho do Romero Jucá. A escola e o posto de saúde, por exemplo. Além disso, ainda como governador, ele me colocou no quadro de servidores da União. Se hoje eu vivo com mais tranquilidade é por isso. Portanto, eu sou servidor federal”/
Mais Educação
Além de atenção na saúde, os moradores pediram mais escolas na região. Nas 16 comunidades visitadas pelo Time do MDB RR, eles falaram sobre a preocupação com a educação dos filhos.
Das vilas que têm colégio, algumas atendem apenas o ensino fundamental. Sendo assim, os jovens precisam sair da região para estudar, conforme explicou o morador da comunidade Xixauaú, Thiago dos Santos.
“Aqui na Escola tem apenas até a 6ª série. Então, quando nossos filhos terminam essa fase, precisam sair da vila e estudar fora. A gente se preocupa porque não sabemos se eles ser bem cuidados. Muitos jovens aqui já se perderam na vida por estarem longe do carinho dos pais”, falou.
Internet
O Baixo Rio Branco começa na comunidade de Vista Alegre, em Caracaraí, e segue por 380 km, até a divisa de Roraima com o Estado do Amazonas. O acesso feito em sua maioria por barcos, torna a chegada na região mais lenta. Por conta disso, a internet é fundamental para os ribeirinhos se comunicarem e saber o que está acontecendo com o mundo.
O Zé Rosa, de Xerueni, é um dos que usa a internet para se comunicar e fazer serviços pelo celular. No entanto, ele fala que nem sempre foi assim. Enquanto senador, Romero Jucá e Édio Lopes viabilizaram o acesso a internet para diversas vilas no Baixo Rio Branco.
“Quando não tinha internet aqui era muito difícil para a gente se comunicar. Quando minha irmã morreu, eu soube dias depois quando o enterro já tinha ocorrido. A gente aqui da vila ficava por fora do que acontecia com o mundo. Hoje, nós temos comunicação e sabemos de tudo o que acontece em qualquer lugar. Por causa disso, agradeço ao Romero Jucá e Édio Lopes, que trouxeram a internet pra cá”, falou.
Energia
Outra ação de Romero Jucá, ainda como governador, que ajudou aos moradores do Baixo Rio Branco, foi a aquisição de motores de energia. Nesse sentido, durante a visita do Time MDB RR, o ex- senador falou com os ribeirinhos sobre o uso de outras fontes de energia, como a solar.