A rede de saúde em Boa Vista tem o apoio de Romero Jucá. E hoje a cidade conta com uma estrutura moderna e eficiente. Os espaços tem desde as consultas médicas e de enfermagem, até a vacina, os remédios e os exames, por exemplo.
De acordo com o presidente do MDB, Romero Jucá, a política serve para melhorar a vida das pessoas. Nesse sentido, ele atua em várias áreas, como a saúde.
“Eu trouxe os recursos para construir novas unidades básicas. Além disso, também ajudei com a reforma do Hospital da Criança para garantir o atendimento de qualidade as pessoas”.
O trabalho de Romero Jucá pela saúde em Boa Vista
Em primeiro lugar é importante dizer que a rede de saúde municipal nem sempre foi assim. Em 2013 apenas sete unidades funcionavam. As demais não tinham médicos, remédios, equipamentos, materiais e nem os profissionais.
Sendo assim, a ex- prefeita Teresa Surita reativou todas as unidades de saúde. Agora o município tem 34 UBS. Contudo, 8 delas atendem apenas os casos de Covid-19 com horário ampliado e aos sábados.
Com o apoio de Romero Jucá foram construídas 7 unidades básicas novas nos bairros: Jóquei Clube, Aeroporto, São Bento, Jardim Caranã, Tancredo Neves, Alvorada, Silvio Botelho e Cauamé.
Das 34 unidades, 26 funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. E seis abrem de 7h às 00:00. Além disso, outras duas abrem das 8h às 20h.
A parceria entre Romero Jucá e a ex- prefeita Teresa Surita melhorou a qualidade do serviço oferecido a população.
De acordo com Teresa Surita, o trabalho ajudou com o abastecimento das farmácias, a garantir profissionais e mais equipamentos.
Saúde em Boa Vista
A princípio, as unidades Olenka Macellaro, Mariano de Andrade, Délio Tupinambá, Aygara Mota, Lupércio Lima e São Vicente abrem de segunda a sexta-feira das 7h às 00:00. Porém, aos sábados, elas funcionam de 8h às 20h.
Já as UBS do Equatorial e Silvio Botelho funcionam de segunda a sexta-feira de 8h às 20h.
Antes de mais nada, elas atendem os casos leves e confirmados da Covid-19. Ou seja, com testes para identificar a doença e outros exames.
Além disso, elas tem as consultas médicas, de enfermagem, os remédios e o acompanhamento dos pacientes.
Desse modo, as UBS servem para as situações que não são graves e para a prevenção de doenças. Logo, é o pronto- atendimento da rede estadual de saúde que trata as emergências.
Saúde especializada
E o trabalho de Romero Jucá e de Teresa Surita também melhorou o Hospital da Criança de Boa Vista. Dessa forma, a unidade passou por reforma mostrando o cuidado da Prefeitura com as pessoas.
Em oito anos, a prefeitura entregou oito blocos do hospital totalmente novos. Sendo um deles, o bloco A, que tem a direção, as coordenações e os ambulatórios. Além disso, também foram reformados os blocos B, C e D, onde ficam o laboratório de Análises Clínicas, o setor de Imagem, a Emergência, o Trauma e a UTI.
Em junho deste ano, a última parte da obra atendeu o Centro cirúrgico e o Centro de Materiais Esterilizados (CME). Agora, a unidade está 100% nova.
De acordo com Romero Jucá, em 2013 a situação do único hospital infantil de Roraima era péssima. “ Eu e Teresa trabalhamos muito para melhorar o hospital. Ele ganhou novos equipamentos, além da obra. E graças a isso, as crianças agora tem um atendimento digno. “
Outras áreas da Saúde em Boa Vista
Em setembro do ano passado, o Centro de Zoonoses ganhou um prédio novo.
As obras tiveram o apoio de Romero Jucá. Assim, o prédio ganhou a pintura, a cobertura, a rede elétrica e o estacionamento. O canil melhorou e ajuda na saúde dos animais.
O Centro ajuda a prevenir, controlar e combater doenças que põem em risco a saúde pública. Ele abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e fica na Av. Centenário, 469.
Centro de Prevenção do Câncer
O Centro faz a prevenção do câncer de colo e mama, tratando as lesões iniciais. Desse modo, ele tem os serviços de ginecologia e mastologia, bem como, a fisioterapia, a cardiologia e o ultrassom.
Em março de 2017, ele ganhou um novo aparelho de ultrassom, que melhora a qualidade dos exames.
De acordo com Romero Jucá, as mulheres não tinham acesso a esses serviços. “Eu trabalhei muito em Brasília para que Boa Vista tivesse um centro desse tipo. Assim, a rede de saúde ficou melhor”.