A Prefeitura lançou nesta quinta-feira, 30, o Programa de Apoio aos Pequenos Negócios de Boa Vista. A ideia é apoiar o setor com créditos, cursos de qualificação, bem como as orientações para melhorar os negócios. Além do lançamento, a Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME) começou a funcionar no mesmo dia na rua Floriano Peixoto, 214 – Centro. Ela, portanto, é quem vai executar o Programa.
Os 15 primeiros a participarem da nova era dos pequenos negócios de Boa Vista estavam no lançamento. Uma delas foi a Elisângela Araújo. Ela atua, assim, de maneira informal com o comércio de alimentos. Ela ganhou uma linha de crédito.
“Eu trabalho com a venda de salgados, de lasanhas, do vatapá e outros itens. Esse crédito vai me ajudar na compra de panelas e de um processador. É muito bom esse incentivo. Melhor ainda, sobretudo, é que esse crédito não tem juros na hora de pagar”.
Pequenos negócios de Boa Vista geram mais renda
Na primeira etapa do Programa, o público- alvo são os pequenos empreendedores formais (MEI) e informais cadastrados na Prefeitura. Para o prefeito Arthur Henrique, um fundo municipal foi criado para ajudar o importante segmento da sociedade.
“Nós entendemos a necessidade de um apoio da Prefeitura para os pequenos negócios de Boa Vista. Apesar dos recursos do Município serem pequenos, nós conseguimos criar um fundo de apoio. Iremos oferecer uma série de micro créditos de R$ 2mil a R$ 10mil. Além do crédito, nós iremos acompanhar o trabalho deles e contamos com o apoio de outros parceiros, como: O Sebrae, a Fecomércio e as associações de comerciantes”.
Incentivo
A AME irá fazer os trabalhos de apoio aos pequenos negócios de Boa Vista. Ela disponibiliza, na fase inicial, a linha de crédito chamada SIMPLEX, Faixa 2. Do mesmo modo, há uma carência de 60 dias. Todos os beneficiados passam por uma qualificação. O presidente do MDB RR, Romero Jucá, diz que o apoio é sobretudo importante para melhorar a economia.
“É um apoio para que os pequenos negócios de Boa Vista possam crescer mais. Eles têm a vontade de trabalhar e o incentivo é legal para dar mais segurança a eles. Portanto, são mais pessoas que aumentam a geração de emprego e renda. É, portanto, mais dinheiro para a economia local.
Como é
A AME seleciona o público de forma ativa. Assim, ela faz a visita, o cadastro, bem como faz a análise dos dados por meio do Comitê de Crédito. Os empresários, então, passam por qualificações. Isso, até a assinatura de contrato. Após a etapa, a AME também acompanha o trabalho deles.
Cursos
Os cursos que serão ofertados, são: De cultura financeira, o atendimento ao cliente e de gestão de pessoas. Terá, ainda, os de gestões financeira, da empresa, de Resíduos Sólidos, entre outros. A AME, bem como os parceiros darão as qualificações. O Programa tem, do mesmo modo, a parceria com a Caixa Econômica.