No Brasil, os jovens podem decidir o futuro das suas cidades e até do país a partir dos 16 anos de idade, pelo direito ao voto facultativo assegurado na Constituição Federal. A partir dos 18 anos, o voto se torna obrigatório.
Segundo dados do Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) em 2010, a população com idade entre 15 e 39 anos responde pela maior fatia dos habitantes do Estado.
Esse índice fica ainda mais acentuado em Boa Vista, onde 26,5% da população tem entre 25 e 39 anos. Apesar disso, ainda é baixo o interesse dos jovens pela política.
Pesquisa recente feita também pelo IBGE destaca que o número de eleitores com 16 e 17 anos caiu 65% em relação às últimas eleições municipais.
Para o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá, essa situação merece atenção e destaca a necessidade de estimular os jovens a se interessarem mais pela política.
Pensando nisso, ele atendeu ao convite feito pela JMDB/RR e participa nesta quinta-feira (27), às 19h, de uma live sobre “A importância do Jovem na Política”.
O evento será transmitido no seu canal do YouTube, no endereço: www.youtube.com/romerojucaoficial.
“O jovem tem ousadia e representa uma parcela grande da nossa população. Por isso, é tão importante que ele se faça presente nas decisões que dizem respeito ao seu próprio futuro. Política também tem que ser coisa de jovem”.
Como Senador, Jucá contribuiu com a aprovação do Estatuto da Juventude, com a implantação da Secretaria Nacional de Juventude e com a destinação de recursos para políticas nacionais de inclusão dos jovens como o ID Jovem e o Estação Juventude.
“A condição do jovem no nosso país ainda é um desafio. O jovem tem que sair da escola preparado para enfrentar o mercado de trabalho e ainda precisamos avançar muito nesse sentido”, disse Jucá.
Como presidente Nacional do MDB, ele também contribuiu para a organização dos 27 núcleo de juventude no país, trabalho que é coordenado por Assis Filho, presidente da JMDB Nacional.
“O grande trabalho que nós fizemos na Secretaria Nacional de Juventude para milhões dos brasileiros e o legado que deixamos, teve uma participação direta de Jucá que abriu as portas completamente para nós no Governo”, disse Assis Filho.