Na Orla Taumanan é possível sentir o ar fresco e rever os amigos enquanto você aprecia a natureza de pertinho. Ainda mais, é um espaço onde cultura, lazer e história andam juntos. Conseguiu imaginar? É nesse sentido que o centro histórico de Boa Vista propicia aos seus visitantes incríveis sensações e muitas experiências.
Inaugurada em 2004 na capital de Roraima, a estrutura tem cerca de 6,5 mil metros e fica suspensa em uma plataforma à margem do rio Branco.
Desde que foi inaugurada, a orla sempre foi preservada e, no ano de 2015, a Prefeitura revitalizou o espaço com novos pontos para restaurantes e bares, placas educativas, bem como a área para a criançada, com um parquinho moderno e novos brinquedos.
Antes de mais nada, esse importante espaço cultural foi construído graças ao trabalho do presidente do MDB, Romero Jucá, que articulou a liberação de recursos junto ao Ministério da Integração.
Segundo Romero Jucá, a obra valoriza o centro histórico de Boa Vista e oferece um espaço de lazer para as famílias em um local que representa parte da história da construção da cidade.
Conheça a Orla Taumanan
Duas plataformas dividem o lugar, há também um espaço para estacionamento. Este, por sua vez, está localizado na parte superior da Orla.
À primeira vista, no estacionamento, a escultura de um animal típico dos nossos lavrados, o tamanduá-bandeira, recebe os visitantes. O espaço externo também possui calçada, banheiros e um centro de arte.
Em seguida, mais à direita, ao descer alguns degraus, o visitante se depara com um grande restaurante, ainda na plataforma superior. O lugar tem bancos e pequenos jardins espalhados por toda extensão do espaço.
Na plataforma inferior é necessário descer alguns degraus para chegar nos quiosques, no parquinho infantil e no palco para shows.
Da mesma forma que na parte superior, na área mais baixa também há bancos e muitas flores e plantas espalhadas por todo o lugar.
Por ser na beira da água, a orla oferece uma vista privilegiada da Ponte dos Macuxi cortando o Rio Branco.
Dessa forma, à noite, o cenário fica ainda mais deslumbrante por conta das luzes na ponte.
Cultura, lazer e história andam juntos em Boa Vista
Centro de artes da Orla Taumanan Escultura de animal típico da região: tamanduá-bandeira Espaço de convivência para todas as idades
Frequentemente pessoas que passeiam pelo rio de barco, jetskis e outros transportes aquáticos dão aos visitantes da orla alguns espetáculos sob às águas do rio. Então, é comum o cumprimento, mesmo que de longe, entre visitantes da orla e banhistas que passaram o dia curtindo a Praia Grande, do outro lado da margem.
Para quem gosta de registrar os bons momentos da vida, a Orla é o lugar certo! A lua e o sol compõem cenários lindos à noite ou ao entardecer.
Além disso, o lugar também é ótimo para observação de estrelas e outros fenômenos naturais, para quem é amante de astronomia.
A Orla Taumanan fica em frente ao Monumento aos Pioneiros e próxima à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Esses locais retratam a história dos primeiros moradores de Boa Vista.
Orla Taumanan: origem do nome
A noite as luzes da ponte dos Macuxis formam o cenário perfeito Parquinho e quiosques na Orla de Boa Vista A igreja matriz fica bem próximo a Orla, bem como o monumento aos pioneiros
O que você sente quando vai à Orla? Em primeiro lugar, a palavra “Paz” deve ter vindo à sua mente. É justamente esse o significado de “Taumanan”, conforme a língua indígena Macuxi, que foi utilizada para homenagear os povos originários de Roraima.
Contudo, não só a estrutura geral tem nome indígena. A plataforma situada na parte mais alta é a “Meiremê”, que significa “arco-íris”. Agora a outra plataforma foi denominada Weikepá que, em tradução livre”, é o mesmo que “nascer do sol”.
Acompanhe a série de notícias sobre o que fazer em Boa Vista
Pássaros lindo fazem parte da paisagem natural Balneários de Boa vista Boa Vista Junina online
Continue acompanhando a série de notícias sobre as cores e sabores da cidade mais linda do Brasil, aqui no site de Romero Jucá e descubra uma Boa Vista como você nunca viu!
A primeira matéria chamada “O que fazer em Boa Vista” traz as principais opções de lazer e mostra o resultado do trabalho de Romero Jucá em cada canto da cidade.
É, sobretudo, uma apresentação do que Boa Vista tem de melhor.
Na série de reportagens, você vai conhecer Boa Vista e os melhores locais para visitar. Ou, seja, uma cidade com gente de todos os lugares do Brasil.
Portanto, ficou claro que Boa Vista encanta, não é mesmo? Reza a lenda que quem bebe a água do Rio Branco volta ou fica de vez na cidade.
Verdade ou não, podemos dizer que ao andar pela cidade encontramos gente de norte a sul do país. Ou seja, a cidade tem a capacidade de abrigar o Brasil.
É uma capital moderna que possui a qualidade de vida de uma pequena cidade. Tudo que você imaginar em Boa Vista tem!