O ano de 2020 foi atípico por conta da pandemia do novo coronavírus, que mexeu com a rotina e vida de todos. O presidente regional do MDB, Romero Jucá, não parou, se reinventou e continuou trabalhando por Roraima em meio a tantos desafios.
“Apesar das dificuldades por conta da pandemia, muita coisa aconteceu e melhorou no Estado com minha participação em apoio às prefeituras. São obras de infraestrutura, na saúde, educação, lazer, turismo e geração de renda, dentre outras ações. Desejo um 2021 melhor para todos”, falou Jucá.
Confira as principais ações de Jucá por Roraima ao longo do ano:
JANEIRO
Romero Jucá anuncia o início das obras de asfaltamento em Mucajaí. Os recursos para o trabalho foram garantidos pelo MDBista.
O asfaltamento em Boa Vista foi uma marca da atual gestão, que contou com a parceria de Jucá para pavimentar 550 ruas em oito anos. Em janeiro, ele foi conferir o andamento do trabalho no bairro Cinturão Verde.
Já no final do mês, Jucá pegou estrada até o Sul do Estado para lançar obras de asfaltamento, recapeamento e recuperação de vicinais nos municípios de São João do Baliza, São Luiz, Caroebe e Rorainópolis.
FEVEREIRO
Asfalto é marca de Jucá nos trabalhos realizados por Roraima. Início de fevereiro ele falou sobre o lançamento de obras em Mucajaí, Iracema e Caracaraí. É mais pavimentação com recursos do MDBista.
A crise migratória afeta Roraima nos últimos anos e o presidente regional do MDB cobrou em fevereiro uma atitude do Governo Federal. Enquanto parlamentar, ele deixou um projeto de lei no Senado com uma ação viável para minimizar esse problema e agora cobra que os parlamentares de Estado agilizem a análise.
O tão aguardado Estádio Canarinho foi reinaugurado em fevereiro na partida entre São Raimundo-RR e Cruzeiro pela Copa do Brasil. Jucá cumpriu o que havia prometido e ajudou na liberação dos recursos para a reforma do espaço esportivo.
A educação também sempre teve um carinho de Jucá. Na atual gestão, ele colaborou com a construção de 40 escolas. Em fevereiro, ele visitou a obra de uma unidade de ensino no bairro Jóquei Clube.
Ainda em fevereiro, Jucá visita com o prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira, uma série de obras de infraestrutura no município que têm participação do MDBista na alocação de recursos. CONFIRA NO VÍDEO.
Além de conseguir os recursos para asfaltamento das ruas de Boa Vista, Jucá tem o costume de visitar as obras. No final de fevereiro ele foi conferir as avenidas pavimentadas no bairro Jóquei Clube.
Ainda sobre asfalto, Jucá anuncia o início das obras de urbanização dos bairros Andaraí e do Novo Horizonte, em Rorainópolis. Ele também ressaltou vias que passarão a ter pista dupla, canteiro central e ciclovia.
MARÇO
Em março, a Prefeitura de Caracaraí inicia a recuperação do Complexo Orla. Jucá foi quem garantiu os recursos para a construção e agora a reforma do importante ponto turístico.
Enquanto Roraima começa a enfrentar o Coronavírus, Jucá lembra que o Estado não tem condições para o combate. Ele ressaltou que a saúde estadual não funciona e estava sem leitos. Foi o MDBista que trouxe os recursos para a construção do Anexo do HGR, uma obra que começou em 2013, mas ainda não foi concluída pela gestão estadual.
Ainda sobre os efeitos do coronavírus, Jucá cobra do Governo Federal o fechamento das fronteiras do Brasil com a Venezuela e Guiana.
ABRIL
Jucá dedica maior parte do mês a orientar a população sobre os cuidados contra o coronavírus. Uma doença que não é totalmente conhecida para a ciência até hoje, em abril teve muita força destrutiva em Roraima e a população vivia um momento de muito temor e dúvidas quanto àprevenção e tratamento.
No final do mês, Jucá falou sobre a adoção de um novo hábito. Nesta época passou a ser obrigatório o uso da máscara em órgãos públicos e comerciais de Boa Vista. Ele relembrou a necessidade da proteção contra o coronavírus.
MAIO
Jucá anuncia que apesar do coronavírus, o trabalho de asfaltamento nos municípios precisou ser adaptado conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Nesse contexto, a pavimentação acontecia em Caroebe, Iracema, Mucajaí, Caracaraí e de Boa Vista.
No dia 18 de maio, que marca o combate ao abuso e exploração sexual infantil, Jucá relembrou a contribuição dele para que esse triste problema seja enfrentado. O MDBista ajudou a priorizar os municípios de Roraima com os kits para os Conselhos Tutelares. As cidades receberam carros novos e equipamentos, um esforço coletivo para melhorar a condição de trabalho desses profissionais e a segurança das nossas crianças.
JUNHO
Jucá cobra mais uma vez ações efetivas dos órgãos responsáveis para conter o coronavírus em Roraima. Ele fala do esforço da Prefeitura de Boa Vista e do Exército. Mas, o Governo do Estado se afundou em escândalos de corrupção e atrasou por dois meses o funcionamento do Hospital de Campanha.
Boa Vista é uma cidade plana com muitos lagos e igarapés, o que se torna um problema no período de chuvas por conta dos alagamentos. A única solução são as obras de drenagem, serviço caro e difícil de fazer. Jucá é o que mais contribui com recursos para resolver a situação. Só nas duas últimas gestões da prefeita Teresa Surita, foram 48 pontos de alagamento eliminados.
No final do mês, Jucá fala com alivio do início do funcionamento da Área de Proteção e Cuidados (Hospital de Campanha do Exército). Ele parabenizou o General Barros, a Prefeitura de Boa Vista, UFRR, Itaú e o Hospital Sírio Libanês e todos os demais parceiros que somaram esforços para colocar 80 leitos em funcionamento.
JULHO
Jucá conseguiu recursos extras para a saúde de Boa Vista: R$ 20 milhões. É um investimento que ajudou a Prefeitura a melhorar o atendimento no enfrentamento à covid-19. Mesmo sem mandato, o prestígio do MDBista ajudou na liberação do montante.
O comércio reabriu, e Jucá anunciou a retomada reforçando para que as pessoas mantenham os cuidados de prevenção contra o coronavírus.
AGOSTO
Jucá fala sobre a transformação de Boa Vista que continua em meio à pandemia. Ele ressaltou o novo sistema de iluminação em LED da Avenida Ville Roy, trabalho levado pelo MDBista para cerca de 30 bairros da capital.
A Feira Amazon Dalva de Rorainópólis, construída com recursos de Jucá, começa a funcionar. São mais de 300 pessoas beneficiadas com o espaço muito bem aproveitado para valorizar a produção local.
Ainda em Rorainópolis, Jucá aproveitou para conferir como estavam algumas obras que ajudou a realizar no Sul do Estado. É asfalto, drenagem, iluminação, construção de novos prédios públicos e até ciclovia.
Agosto também teve golaço, quando foi inaugurado na praça Ayrton Senna o primeiro campo de futebol de society com grama sintética e cobertura. Jucá aproveitou para anunciar que na Vila Olímpica e no bairro Nova Cidade teriam novos campos.
Para dinamizar e melhorar a pavimentação da capital, em agosto foi inaugurada a nova Usina de Asfalto de Boa Vista que tem capacidade para processar 80 toneladas de massa asfáltica por hora. É o material que a Prefeitura usa na operação Tapa-buracos, para fazer recapeamento e até para asfaltar, com recursos próprios, algumas vias.
Jucá visita a Praça da Primeira Infância inaugurada no bairro Nova Cidade. Um espaço para as famílias aproveitarem, usando máscara. Os recursos para a obra são do MDBista.
SETEMBRO
Sempre parceiro da saúde municipal, Jucá participa da entrega das novas sedes da UBS do Buritis e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Jucá contribuiu com recursos para a nova sede do CEO e também adquiriu três ambulâncias em agosto para o transporte da saúde municipal. É o Carona do Cuidado.
Ainda na saúde, Jucá colaborou com a reforma e aquisição de veículos do Centro de Zoonoses da Capital. Em setembro, o prédio reformado foi inaugurado.
Ainda no início do mês, Jucá mesmo assintomático testou positivo para covid-19. Ele precisou se afastar presencialmente das agendas e inclusive não pôde participar das convenções partidárias do MDB em Roraima para as eleições municipais.
Mesmo sem acompanhar presencialmente, Jucá deixou uma mensagem para que as pessoas curtam a nova Praça do 13 de setembro, inaugurada no mês que dá nome ao local. O MDBista foi quem conseguiu os recursos para a construção do local.
No dia 15, Jucá não pôde estar na convenção do MDB em Boa Vista, mas acompanhou a live de lançamento da campanha de Arthur Henrique para prefeito de Boa Vista. Arthur, dois meses e meio depois, foi eleito para comandar a capital nos próximos quatro anos.
Mais uma praça foi inaugurada pela Prefeitura, a do Pricumã. Jucá ajudou com recursos na construção e de casa registrou a alegria em ver mais um espaço de convivência disponível para a população.
OUTUBRO
Outubro começou com a inauguração de mais uma praça construída com recursos de Jucá. Com o Tatu reinando na Selvinha Amazônica, o Parque Linear do Cinturão Verde é a nova opção de lazer para os moradores do bairro e adjacências.
Dia 9 é comemorado o Dia do Atletismo. Jucá relembrou os investimentos feitos na Vila Olímpica Roberto Marinho. Ele conseguiu recursos para a construção, ampliação e reforma do maior espaço esportivo de Roraima. Recentemente, também com investimento do MDBista, foi inaugurada a nova pista de atletismo do local.
550 ruas é muita coisa! E esse número representa as ruas que Jucá ajudou a melhorar nos últimos 8 anos em Boa Vista. Ele citou obras em andamento no Caimbé, no Pedra Pintada, no Cidade Universitárias e outros lugares.
No dia 25 a candidata a vice-prefeita de Boa Vista, Edileusa Lóz, morreu em decorrência da COVID-19. Jucá homenageou Edileusa, que por muitos anos foi dedicada sempre a cuidar das pessoas.
Foi gestora dos programas sociais da Prefeitura e depois um dos braços direitos de Teresa Surita. Jucá fez questão de ressaltar que Edileuza sempre foi “uma mulher forte, dedicada, organizada e muito querida. Por isso, fez parte conosco desse novo projeto pra cuidar de Boa Vista, cidade pela qual ela sempre se dedicou”, disse.
No último dia de outubro, Jucá visitou as obras de recapeamento do bairro Tancredo Neves, que será 100% recapeado pela Prefeitura de Boa Vista.
NOVEMBRO
O trabalho de Jucá juntamente com a Prefeitura para diminuir os pontos de alagamento em Boa Vista não para. No início de novembro o MDBista esteve no Caimbé, onde anunciou que mais ruas do bairro receberão obras de drenagem.
O MDB venceu as eleições em dois municípios no primeiro turno: Amajari e Iracema. Jucá, como presidente do partido e apoiador, parabenizou Núbia Lima e Jairo Ribeiro, que venceram os pleitos. O MDB também elegeu 27 vereadores em Roraima.
A conversa é sobre retrospectiva, mas em se tratando de Romero Jucá, o olhar é sempre para o futuro. O MDBista anunciou no final do mês está ajudando na liberação de recursos para a construção de mais três Unidades Básicas de Saúde a partir do ano que vem. Mesmo sem mandato, continua ajudando a cuidar de Boa Vista.
Jucá fechou mês parabenizando Arthur Henrique, que saiu vitorioso nas eleições e será o prefeito de Boa Vista nos próximos quatro anos. Ele ressaltou que está junto de Arthur para fazer o melhor pela Capital.
DEZEMBRO
O complexo Ayrton Senna está mais completo. Jucá e a Prefeitura entregaram a nova Praça de Alimentação, que ficou bonita e conclui o trabalho de revitalização do ponto turístico da cidade. São mais de 30 empreendedores contemplados com um espaço mais adequado para o trabalho e que terão uma renda muito melhor para as suas famílias.
Outra inauguração foi a da Rodoviária de Amajari. Era uma obra muito aguardada por representar mais um suporte ao serviço de recepção turística, atividade que gera oportunidades e renda para os moradores. Os recursos para a obra são de Jucá.
Sobre segurança energética, como presidente do MDB/RR, Jucá ingressou com ação na justiça para evitar que o transformador de energia da Eletronorte seja enviado para o Amapá. Ele é o único equipamento de reserva que Roraima tinha. O MDBista também acionou judicialmente a Roraima Energia para que ela cumpra a norma estabelecida pela ANEEL e garanta o estoque de combustível suficiente para oito dias.
Também em dezembro foi concluída a entrega de mais duas creches Proinfância, uma no bairro Senador Hélio Campos (Conjunto Cidadão) e outra no Jóquei Clube. Na comunidade indígena Darora, uma escola novinha entregue pela Prefeitura completa a lista de 40 novas unidades de ensino construídas pela Gestão Teresa, com apoio de Jucá.
Jucá visitou o Projeto Crescer, que ganhou novas instalações e mais oficinas. Uma iniciativa que o MDBista acompanha desde 2001, quando foi implantado pela prefeita Teresa. Jucá contribuiu com recursos para a manutenção das atividades do Crescer.
Para asfaltamento, Jucá consegue recursos e acompanha de perto. Ele visitou na metade de dezembro as obras de infraestrutura das avenidas Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de conferir o trabalho nas ruas do Pedra Pintada e Cidade Universitária, que estão recebendo drenagem e asfalto.
MAIOR PONTO TURÍSTICO
O dia 20 de dezembro entrou para a história com a inauguração da Primeira Etapa do Parque do Rio Branco, o maior ponto turístico e cartão postal de Boa Vista. Uma região no que sofria com enchente e problemas sociais, deu lugar a um mirante, selvinha amazônica, praia, mural com obras de arte e um espelho d’água. Com recursos de Jucá, hoje o local é o mais visitado da capital e orgulho da população.
Com apoio de Jucá, a Guarda Municipal recebeu novos equipamentos de proteção individual, munições e uma nova Central de Monitoramento. Parte disso é resultado da parceria do MDBista com a Prefeitura para melhorar o atendimento à população.
Já nos últimos dias do ano, a Prefeitura liberou mais um bloco do Hospital da Criança que foi reformado com recursos de Jucá. No total, foram oito em oito anos, deixando a unidade hospitalar nas melhores condições para atendimento.
Para a gestão de Arthur Henrique, o MDBista já tem garantido investimento para a construção de um bloco administrativo no Hospital da Criança, ampliando o atendimento na unidade. Jucá também garantiu equipamentos para o Hospital.