Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Quando alguém pergunta o que Boa Vista tem? A resposta está na ponta língua dos moradores: praças modernas, confortáveis e cheia de diversão que atraem gente de todas as idades, seja para brincar com a família ou apenas para observar a movimentação de pessoas e os lindos canteiros de flores.

Castro Alves sabiamente falava: A praça! A praça é do povo / como o céu é do condor /é o antro onde a liberdade / cria águias em seu calor.

A capital de Roraima surpreende a cada esquina pelas belezas naturais. Lugar de gente acolhedora que faz de Boa Vista o melhor lugar para se viver.

Sendo assim cada praça tem a sua própria história, a sua beleza e a sua identidade. E, por isso, hoje Boa Vista também é referência quando o assunto é espaço público de lazer.

As praças são, acima de tudo, locais de interação e troca de ideias que unem pessoas e corações. E o que não falta em Boa Vista são elas.

No centro ou nos bairros lá estão elas. Motivo de orgulho dos moradores e uma marca da cidade que não para de crescer.

Mais do que um espaço de lazer, as praças são um convite à vida em comunidade e a diversão 

Antes de mais nada, as praças contribuem para convivência entre as pessoas, para a prática de esporte e, sobretudo, para alegria das crianças que se divertem em espaços interativos criados especialmente para elas.

Esses espaços criativos e cheios de alegria, existem graças ao trabalho pioneiro do presidente do MDB, Romero Jucá, que ajudou a viabilizar a construção e reforma de 29 praças de Boa Vista.

De acordo com Romero Jucá, as praças devem ser um espaço de uso para todos, onde as pessoas possam usufruir do bem comum e, por isso, elas têm elementos que atendem a todas as idades, por exemplo.

Por isso que ninguém ficou de fora. De parquinhos com animais da Selvinha Amazônica para as crianças, passando pelas pistas de skates e quadras esportivas para os jovens, até os equipamentos de academia aberta, muito usados pelos adultos.

Aqui em Boa Vista, as praças têm papel fundamental na vida da população.

São dezenas de espaços com vegetações bem preservadas, pequenos igarapés, que se contrapõem ao concreto, asfalto e fumaça de uma cidade em pleno desenvolvimento.

Além disso, as praças de Boa Vista contam a história da cidade, falam de nossa gente e têm a nossa identidade.

Ou seja, aqui temos praças de todos os tipos e para todos os gostos.

Praças que nos convidam para a prática de esportes, praças lúdicas que deixam adultos e crianças encantados. Praças que são símbolos de nossa história.

E em cada uma delas há a marca do trabalho de Romero Jucá. Ou seja, onde tem obra, tem trabalho de Romero Jucá.

Que tal a modernidade de uma praça novinha? Vamos conhecer o Parque do Rio Branco

A maior obra de turismo de Roraima, o Parque do Rio Branco tem mirante de 120 metros de altura, a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista e mural artístico, por exemplo.

A princípio, o parque ainda conta com um espelho d’água em formato de meia lua, calçadões próprios para a prática de caminhada e praia, quadras esportivas, ciclovia e arborização.

O parque, erguido às margens do principal rio de Roraima, dá uma nova cara a uma área que sofria com alagamentos provocados pelas chuvas.

O que Boa Vista tem? Uma praça cheia de criatividade

Localizado na avenida Ene Garcez, no Centro da cidade, o Complexo Ayrton Senna foi construído pela Prefeitura de Boa Vista no primeiro mandato da ex-prefeita Teresa Surita em um local onde antes existia uma vala a céu aberto.

O espaço foi completamente reformado com o apoio de Romero Jucá.

Tem luz de LED, quadras de esportes (tênis, vôlei, futebol de salão e basquete), pistas de cooper, bicicross e quiosques para alimentação, assim como de artesanato.

Além disso, tem aparelhos para ginástica, parquinhos com piso emborrachado e a famosa Selvinha Amazônica. Corre lá e aproveita!

A Praça das Águas é tão linda que até virou cenário da Turma da Mônica

A Praça das Águas, que faz parte do complexo Ayrton Senna, abriga o Portal do Milênio, inaugurado na virada do século 20 para o século 21.

Além disso, possui fontes que mudam de cor e se movimentam de acordo com a música. Um verdadeiro show de águas.

Antes de tudo, tem um centro de gastronomia com deliciosos pratos da culinária de Boa Vista. Sendo que a Praça das Águas foi o primeiro espaço a receber totens para carregar celular.

Sendo assim, é um ambiente agradável e com acessibilidade, piso tátil e rampas de acesso foram construídos para garantir que todos possam desfrutar do local.

Do mesmo modo, é um espaço ideal para passear e bater papo. Mas, sobretudo, para um passeio entre amigos.

A Praça dos Bambus está entre as 10 melhores do país, segundo o estudo “Calçadas do Brasil”.

 A Praça Inácio Lopes de Magalhães, conhecida popularmente como Praça dos Bambus, é localizada no bairro São Francisco.

Em outras palavras, é um ótimo local para lazer e prática de atividades físicas, além de ter bons locais para comer.

Outro motivo de orgulho é que o espaço foi construído de acordo com padrões de acessibilidade e luz de LED, garantindo segurança e a liberdade que a vida requer.

Além disso, tem aparelhos de ginástica ao ar livre, quadra de tênis e uma quadra esportiva, parque infantil e quiosque. Tem também uma cobra gigante de brinquedo para alegria da criançada.

O que fazer em Boa Vista? Conheça o Parque Germano Augusto Sampaio

O Parque Municipal Germano Augusto Sampaio tem área total de 178.284 m2, oferece quadras esportivas para vôlei e futebol, pistas de bicicross e skate, bem como, ampla área verde, lagoa, píer, lanchonetes, calçadão e estacionamento.

Assim, seguindo a tradição dos outros espaços de lazer, no Parque também tem uma onça-pintada gigante, acompanhada de dois filhotes para compor a Selvinha Amazônica.

Além disso, em frente ao Parque Germano, há um novo espaço para eventos, a Praça Aderval da Rocha Ferreira, entregue à população pela ex-prefeita Teresa Surita, com o apoio de Romero Jucá, que viabilizou a obra.

O espaço tem capacidade para acomodar confortavelmente às pessoas que participam de eventos no local, como por exemplo, o Natal da Paz.

O centro da cidade também tem uma praça novinha:  Capitão Clóvis

 Nos anos 40, Boa Vista ganhava a Praça Capitão Clóvis. Nesse sentido, esta já foi à principal praça da cidade de Boa Vista, antes da construção do Centro Cívico, pois fica no coração de Boa Vista.

Em seguida, o espaço ganhou aparelhos novinhos, foi totalmente revitalizado e teve suas características originais preservadas, transformando-se em mais um praça moderna e aconchegante para alegria das pessoas.

Além disso, tem quadras de basquete e futsal, aparelhos da Academia ao Ar Livre e parque com piso emborrachado, ou seja um espaço maravilhoso para bater um bom papo com os amigos ou praticar esportes.

E agora quando alguém te perguntar o que Boa Vista tem? Apresente um espaço moderno como a Praça Mané Garrincha

A praça que recebeu o nome de um dos jogadores mais famosos da Seleção Brasileira de Futebol, também é uma das mais conhecidas da cidade.

Localizada no bairro Tancredo Neves, foi completamente reformada com o trabalho de Romero Jucá.

Da mesma forma, ganhou luz de LED, piso para não acumular água, aparelhos de ginástica ao ar livre, pista de skate e parque infantil com piso emborrachado para a diversão da criançada.

Além disso, possui um campo de futebol de areia, além de duas quadras de vôlei de areia e espaço para o programa Academia Aberta.

Vamos conhecer uma das praças mais tradicionais da cidade? Praça da Bandeira

A Praça da Bandeira tem sido um ponto de encontro das famílias, estudantes, esportistas e amigos. Era nessa praça que antigamente acontecia eventos importantes da cidade, uma vez que não havia a Praça do Centro Cívico.

Sendo assim, o local também está totalmente reformado, com a instalação de um posto de vigilância da Guarda Civil Municipal e luz de LED.

Além de equipamentos de academia ao ar livre instalados para quem gosta de se exercitar em espaços abertos, por exemplo.

Em seguida, foram construídos parques infantis e uma Praça de Alimentação com três lanchonetes, um restaurante e uma sorveteria.

Além disso, a prefeitura ainda teve a preocupação de manter a parte histórica da praça e construiu um memorial contendo informações do local.

O Monumento à Bandeira Nacional foi preservado e reformado. O canhão do Forte São Joaquim, outro símbolo da praça, voltou ao seu lugar.

O que Boa Vista tem? Espaços divertidos como a Praça Fábio Marques Paracat

A praça é um charme! Além disso, é confortável, moderna e tem uma estrutura com uma extensão de 600 metros, que se inicia no palco Velia Coutinho e se encerra na quadra do antigo Mundo das Crianças.

Antes de tudo, são 13 mil metros quadrados com capacidade para receber 30 mil pessoas . A pavimentação é de alta resistência e não permite a penetração de água.

Além disso, o espaço é usado para grandes eventos da cidade, como o Boa Vista Junina, o carnaval, festivais, entre outros.

Imagina uma praça cortada por um igarapé em plena área urbana? Boa Vista tem e se chama Mirandinha.

Dessa forma, o Mirandinha é o lugar perfeito para uma tarde de diversão com os amigos e a família.

A Praça Jorge Manoel da Silva, popularmente conhecida como Praça do Mirandinha, por ficar às margens do igarapé Mirandinha.

Além de ser um dos espaços mais frequentados pelas pessoas e muito utilizado para os famosos piqueniques em amplo espaço verde, a Praça do Mirandinha abriga também o Instituto Boa Vista de Música.

Sendo assim, no local, o instituto realiza eventos culturais, como o Igarapé Musical e o Novembro da Música.

Portanto, no Mirandinha tem de tudo até um iguana gigante, como parte da Selvinha Amazônica construída na maioria das praças da cidade.

Imagine um amplo espaço de parques infantis! Imaginou? Essa é a Praça do Nova Cidade

Conhecida também como Praça da Primeira Infância, é localizada no bairro Nova Cidade. O espaço de lazer foi reformado, modernizado e ganhou brinquedos.

Portanto, a proposta é incentivar as brincadeiras entre pais e filhos, num contexto que envolve as crianças, da gestação aos seis anos, fase mais importante para o desenvolvimento humano.

Do mesmo modo, a praça tem dois parquinhos para crianças com idades diferentes, ou seja, brinquedos que atendem as crianças menores e as maiores.

Além disso, a praça recebeu animais em mais uma edição da Selvinha Amazônica. Os animais gigantes e coloridos e as fontes da praça chamam a atenção das crianças e dos adultos que aproveitam para se divertir.

 Ao mesmo tempo, possui uma quadra de futebol com grama sintética, uma quadra esportiva coberta, duas quadras de vôlei de areia, área de ginástica, um posto de vigilância da Guarda Municipal, banheiro e fraldário, por exemplo.

E o Cidade Satélite? Também tem uma praça novinha e cheia de parquinhos para as crianças

Os moradores do bairro Cidade Satélite agora podem desfrutar de uma praça novinha e, sobretudo, com parquinhos infantis, academia ao ar livre e aulão com alongamento, ginástica e dança.

Á principio, grandes espaços para diversão das crianças se contrapõem com quadras e áreas de caminhada em toda extensão do local que foi construído graças ao esforço de Romero Jucá.

O presidente do MDB trabalhou articulando melhoria tanto para construção de espaços de lazer quanto para segurança das pessoas que frequentam esses locais.

Ou seja, cada obra tem a marca de trabalho de um politico a frente do seu tempo que se dedica há 20 anos ao trabalho em favor das pessoas de Roraima.

Conheça a Praça do Igarapé Pricumã

A praça do Pricumã é outra excelente opção de lazer em Boa Vista.

Enquanto as crianças aproveitam para brincar na selvinha amazônica, os pais registram os bons momentos e aproveitam para também para passear. Ou seja, é um espaço para todas as idades.

Brinquedos que estimulam a imaginação e fazem a felicidade dos pequenos. Assim é Boa Vista, uma cidade desenhada para a Primeira Infância.

Acompanhe a série de notícias sobre o que fazer em Boa Vista

Continue acompanhando a série de notícias sobre as cores e sabores da cidade mais linda do Brasil, aqui no site de Romero Jucá e descubra uma Boa Vista como você nunca viu!

A primeira matéria chamada ” O que tem pra fazer em Boa Vista” traz as principais opções de lazer e mostra o resultado do trabalho de Romero Jucá em cada canto da cidade. É, sobretudo, uma apresentação do que Boa Vista tem de melhor.

Na série de reportagens você vai conhecer Boa Vista e os melhores locais para visitar. Uma cidade com gente de todos os lugares do Brasil.

Boa Vista encanta e reza a lenda que quem bebe a água do rio branco volta ou fica de vez na cidade.

Verdade ou não podemos dizer que ao andar pela cidade encontramos gente de norte a sul do país. Ou seja, a cidade tem a capacidade de abrigar o Brasil.

É uma capital moderna que possui a qualidade de vida de uma pequena cidade. Tudo que você imaginar em Boa Vista tem!