O Outubro é considerado o mês Rosa. Trata-se uma campanha internacional que nasceu nos anos de 1990, para chamar a atenção das mulheres sobre os riscos do câncer de mama. Conforme o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, esse é o tipo da doença que mais afeta as mulheres.
Assim, durante o Mês Rosa, toda a rede de apoio e serviços se unem para alertar sobre o tema. Além de promover o diagnóstico precoce. Ainda de acordo com o INCA, o câncer de mama atinge cerca de 60 mil mulheres por ano no Brasil. Contudo, 28% desses casos poderiam ser evitados apenas com pequenas mudanças de hábitos.
É por isso, que o INCA recomenda que as mulheres façam o exame preventivo periodicamente além do autoexame das mamas. Este, por sua vez, é um gesto simples e que ajuda a identificar as lesões que podem causar a doença.
Mês Rosa na rede de saúde municipal de Boa Vista
O atendimento às mulheres começa sempre na Unidade Básica de Saúde mais perto da sua casa. Hoje, Boa Vista tem 34 UBS, sendo que sete delas funcionam com horário estendido. Ou seja, atendem de segunda a sexta, das 7h às 00h e aos sábados, das 8h às 20h.
Para chegar nessa estrutura, a Prefeitura de Boa Vista teve o apoio do presidente do Time MDB RR, Romero Jucá. Quando esteve no Senado Federal, ele liberou os recursos para a construção de oito novas Unidades de Saúde na capital.
“Cerca de 70% da população de Roraima mora em Boa Vista. Por isso, a construção de novas unidades é uma ação muito importante. Porque ajuda a Prefeitura a levar os serviços da atenção básica para mais perto das pessoas”.
Desta forma, os serviços de saúde do município chegaram mais perto de quem mora nos bairros Alvorada, Aeroporto, Caranã, Cauamé, Jardim Caranã, Jóquei Clube e São Bento. Além disso, a atual gestão do prefeito Arthur Henrique está construindo uma nova UBS para atender aos moradores do conjunto Pérolas do Rio Banco.
E no Mês Rosa, as UBS de Boa Vista fazem uma programação especial para as suas pacientes. São palestras, exames além de ações que incentivam uma rotina mais saudável. Um esforço que ajuda a prevenir o câncer.
O CPCOM
O presidente do Time MDB RR, Romero Jucá, também ajudou na construção do Centro de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero, o CPCOM. A unidade foi entregue em 2016, e tem serviços especializados para tratar as lesões precursoras do câncer.
Assim, a Prefeitura reforça o atendimento aos pacientes que apresentam riscos para a doença, auxiliando no diagnóstico bem como no tratamento precoce. “Esta Unidade surgiu para completar os serviços da saúde básica municipal. E, acima de tudo, para ajudar a salvar vidas. E eu fico feliz de ter colaborado com esse projeto que beneficia toda a população”.
O CPCOM funciona no bairro Jardim Tropical e atende os pacientes que são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.