A Igreja Matriz é a primeira igreja que se tem conhecimento em Boa Vista com pelo menos 296 anos de criação, sendo considerada um patrimônio histórico da cidade.
Além de ser um local de fé, a igreja é um dos principais pontos turísticos da capital de Roraima.
Mas nem sempre o prédio foi dessa forma e ao longo desses quase 300 anos acumulou mudanças e reformas.
Antes de tudo, foi criada uma capela em 1725 por padres carmelitas que viviam na região do rio Branco.
Contudo, em 1856, mais de cem anos depois, foi construída uma capela maior por padres franciscanos que se instalaram no estado após a saída dos carmelitas.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo
Em seguida, dois anos mais tarde, a capela foi transformada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, nome da santa que é a padroeira de Boa Vista.
Todavia, na década de 20, já no comando dos padres beneditinos, a reforma devolveu à igreja as características germânicas que estão preservadas até hoje.
Entre os anos de 2005 e 2007, a Igreja foi restaurada.
A igreja foi revitalizada pela Prefeitura de Boa Vista com recursos articulados junto ao Ministério da Justiça pelo presidente do MDB, Romero Jucá.
De acordo com Romero Jucá, é fundamental investir na preservação do patrimônio histórico e cultural de Boa Vista, pois constitui-se importante instrumento de identidade e memória da cidade.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), durante a restauração, foram descobertas as pinturas originais das paredes, que contaram com o delicado trabalho de restauradores da Secretaria de Cultura do Amazonas.
Patrimônio histórico de Boa Vista
Em 1990, com o tombamento, a igreja recebeu o status de patrimônio histórico da cidade de Boa Vista.
Tradicionalmente, os fiéis da Igreja realizam festejos e procissões em homenagem à Santa. As festas, por sua vez, atraem também turistas que desejam conhecer mais sobre a tradição da capital.
Com a pandemia da Covid-19, o cenário mudou. Os eventos com aglomerações estão suspensos e as as missas são realizadas com capacidade máxima de 60 pessoas. Além disso, é obrigatório o uso de máscara protetora.
As missas ocorrem semanalmente nas quartas, às 18h30, e aos domingos, a partir das 11h15.
Acompanhe a série de notícias sobre o que fazer em Boa Vista
Continue acompanhando a série de notícias sobre as cores e sabores da cidade mais linda do Brasil, aqui no site de Romero Jucá e descubra uma Boa Vista como você nunca viu! Acima de tudo, uma cidade planejada e cheia de opções de lazer.
A primeira matéria chamada “O que fazer em Boa Vista” traz as principais opções de lazer e mostra o resultado do trabalho de Romero Jucá em cada canto da cidade.
É, sobretudo, uma apresentação do que Boa Vista tem de melhor.
Na série de reportagens, você vai conhecer Boa Vista e os melhores locais para visitar. Ou, seja, uma cidade com gente de todos os lugares do Brasil.
Portanto, ficou claro que Boa Vista encanta, não é mesmo? Reza a lenda que quem bebe a água do Rio Branco volta ou fica de vez na cidade.
Verdade ou não, podemos dizer que ao andar pela cidade encontramos gente de norte a sul do país. Ou seja, a cidade tem a capacidade de abrigar o Brasil.
É uma capital moderna que possui a qualidade de vida de uma pequena cidade. Tudo que você imaginar em Boa Vista tem!