Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Você sabia que a história da UFRR começa com uma decisão política? Em 1988, o então governador Romero Jucá, viu que o Estado tinha um grave problema: a falta de mão de obra especializada. Segundo ele, na época, os jovens terminavam os estudos e, por falta de uma universidade, quem tinha dinheiro, ia para outro Estado. Contudo, ao se formar fora de Roraima, muitos nem voltavam. 

“Eu vi que isso prejudicava o futuro de Roraima. Então, para que os nossos jovens se formassem aqui mesmo, eu pedi ao presidente José Sarney que ajudasse a implantar a nossa Universidade. E foi a partir disso que a história da UFRR começa”. 

Romero Jucá conta a história da obra da da UFRR
O início da construção da UFRR

Na conversa, Romero Jucá assumiu a responsabilidade por construir e manter os custos da Instituição. E assim, no começo de 1990, a Universidade Federal de Roraima fez o seu primeiro vestibular. 

“Hoje eu vejo que eu estava muito inspirado quando eu fiz esse pedido ao presidente. Porque essa é uma ação que atendeu muitos jovens no passado e que, da mesma forma, segue importante até hoje para o nosso Estado”.

A história da UFRR: a sede do governo virou sala de aula

De acordo com Romero Jucá, a área onde hoje fica a UFRR seria, na verdade, a sede administrativa do Estado. Mas, deu espaço para as novas salas de aula. “Eu entendi que era muito mais importante ter uma Universidade que usar o espaço com as secretarias e os outros órgãos”. 

Portanto, a UFRR nasce em 1989, quatro anos depois da Lei nº 7.364/85 que autorizava a sua criação. “Essa lei era do deputado Mozarildo Cavalcanti. Mas, na prática não tinha Universidade. Então, eu construí os dois primeiros blocos e assim, a UFRR começou a formar os novos profissionais do Estado”. 

Romero Jucá e José Sarney na implantação da UFRR
O presidente Sarney autorizou a implantação da UFRR

Por cerca de um ano, o Governo do Estado pagou a manutenção da UFRR. “O presidente veio a Roraima e autorizou a implantação da Universidade. Depois, eu nomeei o professor Hamilton Gondim como reitor. Então, nós contratamos pessoal, pagamos a folha e foi assim que a história da UFRR começou”. 

No vestibular deste ano, a UFRR abriu 770 novas vagas. Hoje, ela tem 48 cursos de graduação, além dos cursos de especialização, de mestrado e de doutorado.

Veja aqui o novo vídeo da série Legados.

https://youtu.be/gXHNMmF5Zho