O Governo em Mucajaí não está atendendo bem a população. Isso, quem diz, são as próprias pessoas do município. Elas responderam na semana passada a questionários do Vozes do Interior sobre como estão os serviços da esfera estadual na cidade. Entre as reclamações do que cabe ao Governo em Mucajaí oferecer de serviços, há itens básicos para uma sociedade.
Entre os itens que a população reclamou, estão:, uma educação de qualidade, a saúde adequada e um bom abastecimento de água. Um dos moradores que quer um Governo em Mucajaí melhor é o Anderson Rodrigues. Ele diz que a falta de investimento em educação leva os jovens do município a um caminho errado.
“Os jovens estão precisando de uma educação melhor. Nós queremos, portanto, que diminua a violência na juventude, assim como a dependência química”.
A falta de Anderson Rodrigues confirma o que 56% das pessoas responderam ao dizer que acham que Mucajaí não é uma cidade segura. Sobre a qualidade do ensino que o Governo em Mucajaí oferece, 34% falou que é preciso investir com urgência na qualidade de ensino. Por outro lado, 28% acha que é preciso mais professores, 11% quer mais escolas, 9% quer melhoria nos prédios, 8% transporte escolar melhor e 5% pede uma merenda escolar melhor. Há ainda, 5% que quer material escola.
O Vozes do Interior, entre outras perguntas, questionou se falta água na cidade. Assim, 66% disse que sim. Apenas 34% falaram que não falta água com frequência. Sobre a energia elétrica, 72% falou que falta com frequência. Por outro lado, 28% disse que não.
Governo em Mucajaí pode melhorar
Romero Jucá, pré- candidato ao Senado, disse nesse sentido que tem um carinho especial por Mucajaí e quer o melhor para o município. O presidente regional do MDB já conseguiu recursos para a cidade que foram revestidos, sobretudo, em obras na saúde, na educação, em estradas vicinais, entre outros benefícios.
“Mucajaí é terra de homens e mulheres guerreiras. Aqui me sinto em casa porque eu fiz muito trabalho em parceria com o município. É uma população que merece o que há de melhor, sobretudo na educação e na saúde. O futuro começa com uma educação de qualidade”.
Plano de Governo
O Vozes do Interior visitou 3.134 casas e entrevistou 690 famílias sobre como estão os serviços do Governo em Mucajai. E a ideia do levantamento é para montar um plano de governo. Este, principalmente, será registrado em um cartório. A pré- candidata ao Governo, Teresa Surita, diz que assim é possível saber o que cada local de Roraima mais precisa.
“É ouvindo as pessoas que a gente sabe o que cada região necessita. Ninguém melhor do que elas para falarem das suas prioridades. Do mesmo modo, o que precisam e o que querem para ter uma vida melhor. O Estado tem a obrigação de oferecer á população o que ela quer”.