As redes sociais chegaram para ficar. E, em uma campanha eleitoral, elas fazem toda a diferença. Nesse sentido, o Time MDB Roraima preparou uma programação especial destinada aos pré-candidatos filiados do MDB RR.
O encontro aconteceu na última sexta-feira, 3, e abordou a importância das redes sociais no contexto eleitoral. O curso foi ministrado por Marcelo Vitorino. Ele é especialista em redes sociais e tem muitos anos de experiência na área política, por exemplo.
Cerca de 50 pré-candidatos filiados do MDB RR participaram do evento, que contou com a presença do presidente do MDB regional, o ex-senador Romero Jucá. Além dele, também esteve a ex- prefeita de Boa Vista, Teresa Surita e o prefeito Arthur Henrique.
Para Jucá, é preciso falar já sobre o bom uso da internet. “Neste momento, começamos a discutir algo que é muito importante em uma campanha e que será cada vez mais: as redes sociais”.
Segundo ele, a antiga campanha de rua deu lugar à campanha digital. “E essa campanha digital é cheia de detalhes, cheia de questões da própria comunicação. E também tem as jurídicas. Tem muita coisa que pode e que não pode e, por isso, desde já é importante falar sobre isso”.
Filiados do MDB aprendem sobre o bom uso da internet
Um dos temas falados por Vitorino foi a importância de ser verdadeiro na internet. E, com isso, conseguir a identificação das pessoas. Ele falou ainda que é importante fazer comparações e sempre apresentar a resolução de um problema, e não apenas apontá-lo.
Além disso, segundo as pesquisas, 52% das pessoas procuram as redes sociais para se informar. “As pessoas seguem as outras para saber como pensam, de onde vem e para onde querem ir. Por isso, é preciso mostrar nas redes sociais tudo aquilo que você fez. Em outras palavras: com carinho e mostrando uma boa imagem”.
Financiamento coletivo para arrecadar de recursos
Dia 15 de maio é a data permitida aos pré-candidatos para a arrecadação prévia de recursos através de financiamento coletivo. A partir de então, fica permitida a liberação de recursos por parte das entidades arrecadadoras condicionada ao cumprimento, pelo candidato, do registro de sua candidatura. Além disso, é preciso ter o CNPJ e a abertura da conta bancária. Portanto, a movimentação da conta só poderá ser feita quando o candidato tiver em mãos o CNPJ.
Após esta data também começa a venda de produtos dos candidatos.
Fake News
Um ponto que vale destaque são as Fake News. É preciso ficar atento às notícias que são recebidas e repassadas durante todo o período eleitoral. Afinal, notícia falsa é crime e passível de penalização. Tanto para quem cria, quanto para quem a compartilha.
As Fake News tomam grandes proporções durante as eleições e, algumas vezes, são as grandes responsáveis pela derrota de candidatos. O combate à essas notícias tem que ser um compromisso de todos. Mas, principalmente, dos candidatos eleitos.