Boa Vista é uma cidade plana, com lençol freático alto e que ainda tem alguns pontos críticos de alagamento. Para resolver esse problema, são necessárias mais obras de drenagem em Boa Vista.
E esse foi o tema da reunião entre o presidente do MDB RR, Romero Jucá e o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani. No encontro, eles discutiram os novos projetos de drenagem em Boa Vista.
Conforme Romero Jucá, a capital precisa do apoio federal para fazer esse tipo de obra. “As obras de drenagem são complexas e custam caro. Por isso, o apoio do Governo Federal é importante. E o secretário Leonardo é do MDB, portanto, nosso parceiro para a realização de mais obras de drenagem em Boa Vista”.
Recentemente, o presidente do MDB esteve com o Ministro das Cidades, Jader Filho, que também é do MDB, para tratar sobre as obras do PAC. Eles também falaram sobre as obras de drenagens. O assunto ainda esteve na pauta da reunião de Romero Jucá com o presidente Lula.
“Nós temos como prioridade atender aos bairros Senador Hélio Campos, o Operário e toda aquela região que eram áreas estaduais e que surgiram de ocupações irregulares. No entanto, o município depende dos recursos federais para essas obras de grande porte”.
Drenagem em Boa Vista tem prioridade, segundo o Secretário Nacional
Em resposta às demandas de Boa Vista, o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, disse que vai dar uma atenção especial para a capital. “A drenagem é um tema importante porque ela previne as enchentes, os possíveis acidentes e ainda salva vidas. Então, Boa Vista pode ter certeza que nós daremos o máximo de atenção”.
Conforme dados da Prefeitura de Boa Vista, só na gestão do prefeito Arthur Henrique, as obras de drenagem ajudaram a resolver 21 pontos críticos de alagamento. A gestão municipal está priorizando áreas dos bairros Senador Hélio Campos, do Operário e do Cidade Universitária, por exemplo.