Roraima é um dos Estado que mais aplicou vacina contra a covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 27 mil doses foram aplicadas. Isso corresponde a primeira e segunda dose.
Contudo, o Estado também lidera o ranking de mortalidade. Em menos de um, ano Roraima perdeu 1.028 vidas para a covid.
Devido ao o risco de uma terceira onda, Romero Jucá cobrou vacina para todos.
Segundo o presidente do MDB em Roraima, a vacina é a esperança na luta contra a doença. Além disso, vai ajudar na recuperação da economia.
+ Covid: Jucá lamenta vidas perdidas
Todavia, o Brasil vacinou apenas 3% da população. Por isso, Jucá pede que a vacina seja prioridade.
“Vacinar nossa população é o caminho mais seguro para conter o coronavírus. Junto com o MDB, estou cobrando a distribuição de mais doses. Sobretudo, Roraima deve ser prioridade”. falou Jucá.
Alerta para a covid
Em fevereiro do ano passado, Jucá alertou para o risco da covid em Roraima. Na época, o Estado não tinha nenhum caso confirmado.
Ele então, passou a cobrar ação do Governo do Estado para melhorar a rede estadual de saúde e garantir o atendimento à população.
Do mesmo modo, em março de 2020, ele cobrou a ampliação do Hospital Geral de Roraima. O novo anexo está pronto, mas nunca foi inaugurado. Se entrar em funcionamento, o Estado terá mais 170 leitos. A obra teve recursos do ex-senador.
Mesmo sem mandato, Jucá conseguiu R$ 20 milhões extras para a Prefeitura de Boa Vista. Com isso, a Prefeitura comprou testes rápidos e medicamentos.
Além disso, Jucá liberou recursos para a construção e reforma de 34 unidades básicas de saúde em Boa Vista.
Como resultado, a capital conseguiu enfrentar a pandemia. Porém, é o Governo do Estado o responsável por cuidar dos casos graves.
Para Jucá, o Governo do Estado cometeu erros graves. Com isso, o número de mortes aumentou.
“Temos denúncias de irregularidades e de desvio do dinheiro que deveria salvar vidas. Além disso, o Estado demorou a se organizar. Nesta caso, tempo perdido representa mais mortes”.
Vacina da covid em Roraima
Para os especialistas Roraima está na fase grave da pandemia. Além disso, o Estado tem casos confirmados da nova variante do Amazonas.
Recentemente, exames mostraram que, pelo menos três variantes, circulam em Roraima. Para conter os casos, é preciso vacinar.
“A vacina é a nossa esperança. Conforme vimos, onde a vacina chegou, os casos diminuiram. Portanto, vacinar é salvar vidas”, afirmou Jucá.