Roraima atravessa um momento delicado de enfrentamento à covid-19. Neste sentido, o presidente do MDB/RR, Romero Jucá alertou que Roraima poderia ter graves problemas.
Ainda em fevereiro de 2020, Jucá pediu atenção do Governo estadual e federal para fechar a fronteira.
Logo depois, ajudou a Prefeitura de Boa Vista liberando R$ 20 milhões em recursos para a saúde. Com isso, o município comprou medicamentos e testes rápidos.
PODCAST: A responsabilidade no combate ao covid-19
Recentemente Jucá usou seu podcast para lamentar o número de mortes em Roraima. O Estado está perto de mil óbitos causados pelo coronavírus.
“Definitivamente, é uma situação muito triste. Atualmente, Roraima tem mais mortes que o Distrito Federal, mesmo com uma população cinco vezes menor”, disse.
Segundo Jucá, as prefeituras precisam de apoio para atender aos pacientes com sintomas leves. Desta forma, é possível identificar novos casos e fazer o tratamento. Além de buscar aqueles que tiveram contato com quem testou positivo.
Conforme o último boletim de domingo (14), Roraima confirmou 976 mortes causadas pelo coronavíus. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Geral de Roraima (HGR) é de 98%.
MDB faz apelo sobre prevenção
Da mesma forma, a população tem que contribuir com a prevenção da covid. Ainda que uma pessoa não manifeste os sintomas, ela pode ser um transmissor do vírus.
Assim, o MDB de Roraima lançou a campanha Se Cuide e Cuide de quem Você Ama. Segundo Jucá, a proposta é envolver todos na prevenção.
“Acima de tudo é preciso ter responsabilidade e a sociedade em geral deve contribuir. Logo, precisamos seguir as regras de higiene, evitar aglomerações e usar máscara”, falou.