As crianças da comunidade indígena Darora, localizada a 70 km da sede de Boa Vista, contam agora com um novo espaço para aprender. A Prefeitura entregou nesta terça-feira (29) o novo prédio da Escola Municipal Vovó Tereza da Silva, que foi totalmente reconstruído e agora tem capacidade para atender até 240 alunos em dois turnos.
Com essa entrega, a Prefeitura conclui a marca histórica de 40 novas escolas construídas e entregues em oito anos. Na comunidade Darora, a obra foi realizada com recursos próprios do município. E para fazer esse investimento, Boa Vista tem o apoio constante do presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá.
“Com os recursos que ajudei a garantir e liberar, a Prefeitura conseguiu construir novas escolas, ampliando o atendimento especialmente nas Casas Mãe e nas novas Creches do tipo ProInfância. Esse apoio também dá a condição para que o município possa investir recursos próprios em outras necessidades, como a manutenção dos prédios ou até a sua reconstrução, como aconteceu na comunidade Darora”, explicou Jucá.
A nova estrutura possui quatro salas de aula, sala de informática, sala de recursos multifuncionais, sala de professores, copa e banheiros com acessibilidade. Conforme informações da Secretaria Municipal de Educação, foram investidos R$ 1,5 milhão na readequação completa do prédio.
“Essa escola é muito especial para nós, porque tivemos algumas dificuldades para concluir esse projeto. Mas, hoje ela está do jeito que a comunidade pediu e com uma infraestrutura igual a dos prédios que temos na zona urbana. E como gestor, eu sei que nós temos que dar essa condição para garantir a educação das novas gerações. É assim, com muito respeito, que vamos seguir realizando esse trabalho”, disse o vice-prefeito Arthur Henrique que assume a gestão municipal em janeiro de 2021.
Continuidade
Para dar conta de uma demanda crescente, a Prefeitura já definiu as ações que devem ser executadas nos próximos anos. A partir de 2021, o novo prefeito Arthur Henrique vai iniciar a construção de mais três creches.
A meta para os próximos quatro anos é construir no total, 10 novas unidades escolares, atendendo áreas que ainda precisam desse tipo de estrutura. Arthur também tem o compromisso de zerar a fila de espera por vagas nas Creches, criando mais 6 mil vagas para atender a esse público.
Os investimentos para a construção das três creches foram garantidos por Jucá em seu último ano de mandato no Senado Federal. “Não há nenhuma força mais transformadora para a vida de uma pessoa e para a vida de um país, do que a educação. No caso de Boa Vista, o trabalho feito por toda a equipe municipal é exemplar. E nós vamos seguir juntos, para que essa qualidade seja mantida e para que mais crianças sejam atendidas da forma que merecem”, disse o presidente do MDB/RR.
Resultados
O conjunto de investimentos realizados nos últimos anos garantiu a ampliação de toda a rede municipal de ensino. Ao todo, foram 40 novas escolas construídas e 52 reformadas. A Prefeitura também fez as adequações necessárias para o funcionamento do Centro Municipal de Educação Especial.
Os novos prédios ajudaram o município a criar mais vagas. Apenas no ano de 2013, quando a prefeita Teresa Surita voltou para a gestão municipal, foram criadas mais de duas mil vagas na rede de ensino. Na época, a Prefeitura atendia a 29 mil alunos em 91 unidades escolares.
Teresa encerra seu mandato com a marca de 44 mil alunos atendidos em 125 escolas. A capital também é reconhecida por ter a 5a melhor educação do país, conforme a nota do Ideb, índice que avalia a qualidade do ensino básico nacionalmente.
“A nossa gestão sempre foi voltada durante esses oito anos para a educação e com foco na primeira infância. Nós reestruturamos todas as escolas, desde as creches, até o ensino fundamental, para que a gente possa ter um resultado maior no estímulo cerebral das crianças nessa fase da vida e o resultado realmente é incrível”, disse a prefeita.