Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Os dois espaços foram inaugurados nesta sexta (20). A Ceasa e Abatedouro irão servir de apoio aos pequenos produtores da capital. 

Vender direto ao consumidor e eliminar a figura do atravessador, é mais renda para os produtores da agricultura familiar. É isso, nesse sentido, que vai acontecer a partir de agora em Boa Vista.

A capital ganhou a sua Ceasa (Central de Abastecimento de Boa Vista) e um Abatedouro de pequenos animais. Os produtores irão administrar os dois prédios, que foram entregues nesta sexta-feira (20). 

Imagem de Ceasa e Abatedouro em Boa Vista
Prédios devem,assim, aumentar a geração de emprego e renda de Boa Vista

“Há a cadeia produtiva dos animais e nós não temos um local para fazer o abate. Sendo assim, a gente é restrito em colocar os nossos produtos de origem animal dentro do mercado. Com o abatedouro, a gente vai ter até como mandar para fora. E, desse modo, a função da Ceasa é organizar a parte de comercialização dos hortifrutis, pois tudo vai tá passando por aqui e a gente vai poder vender sem o atravessador”, disse o Joanilton Queiroz da CooperCinco. Ele representa uma das cooperativas que irá atuar dentro da Ceasa.

Recursos para a Ceasa e Abatedouro

Para concluir a obra, que iniciou no ano de 2010 com os recursos de emenda do então senador Dr. Augusto Botelho, a Prefeitura contou no entanto com o apoio do presidente do MDB em Roraima, o Romero Jucá. E Ele falou sobre o desafio. 

“Quando a Teresa assumiu no ano de 2013, a obra estava parada e em tomada de contas especial, sob investigação. Havia o pedido de devolução de dinheiro. Portanto, esse foi o quadro que nós encontramos. Mas, nós fomos atrás, nós tratamos nos Ministérios, nós resolvemos o projeto, a tomada de contas e a liberação de recursos. Hoje, nós estamos aqui com a entrega dos dois prédios. Eles, acima de tudo, irão fomentar a produção de Roraima, fortalecer a agricultura familiar e gerar a renda para as famílias”, disse o Jucá.

Com o abatedouro, a Prefeitura garante que a produção possa chegar de maneira legal e dentro das normas sanitárias ao mercado de Roraima. O prédio é para fortalecer o setor. Para a Ceasa, o Município será o parceiro em organizar as regras de funcionamento e de comercialização.

“Concluir essas obras foi uma decisão de gestão e eu agradeço muito o Romero. Ele nos ajudou a tornar todo o trabalho possível. Com a Ceasa, nós ainda vamos superar alguns desafios que é de criar um modelo de trabalho. Mas, eu me sinto feliz de quatro dias perto do Natal, a gente entregue um presente tão especial para a nossa cidade. Os prédios irão contribuir com a economia”, afirmou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.