Cantá é o município mais próximo de Boa Vista, distante apenas 30 km da capital. Essa condição facilita a vida dos turistas que aproveitam as diversas trilhas da Serra Grande. Além do mais, a agricultura completa a economia do município.
Criado oficialmente em 1995, o município não tinha nem a infraestrutura básica e nem espaços para os serviços públicos. Assim, o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá, fez muito para melhorar as condições de vida dos moradores do Cantá.
Com apoio de Jucá, as obras avançaram. Dessa forma, a sede recebeu um pacote de obras de asfalto e drenagem. Igualmente, o trabalho rendeu a construção de Unidades de Saúde, de escolas e de locais para ações sociais.
Na área rural, ele ajudou com as estradas vicinais. Além disso, as comunidades indígenas ganharam o gado e os pequenos produtores o seu título definitivo. E agora, finalmente, são donos dos seus lotes.
Mais Saúde
A Lia Ferro é uma prova sobretudo que o Cantá evoluiu. Moradora da Vila Central, ela tem uma UBS bem na frente de casa. Romero Jucá, nesse sentido, foi quem conseguiu os recursos para reformar o local.
“É muito importante ter essa UBS na Vila Central. Ela não atende só aos moradores daqui. O posto recebe as pessoas das vilas vizinhas. No dia que tem vacinação, aparece muita gente no posto. Imagina como seria se não tivesse essa UBS aqui? A saúde, pra mim, está em primeiro lugar. E, eu acho legal os políticos que dão atenção a isso”.
Além da Vila Central, Jucá conseguiu como parlamentar os recursos para a construção, a reforma ou a ampliação de mais sete postos de saúde no Cantá, Isso, na Sede e em vilas.
Cantá tem parceria de trabalho
O atual prefeito, André Castro (PP), que tomou posse em janeiro de 2021. Ele sabe que a parceria com Jucá ajuda muito.
“Quando ele estava no Senado, trouxe recursos para a educação, a saúde e a agricultura. Do mesmo modo, ajudou na área social e nas comunidades indígenas. Portanto, Jucá trabalhou para organizar o Cantá e isso melhorou a vida dos moradores”.