O mundo tem pressa para imunizar a população contra a covid. No Brasil, alguns municípios como o do Rio de Janeiro e o de Rio Branco pararam a vacinação por falta de doses. Enquanto isso, Roraima tem vacinas sobrando, estocadas sem uso. Romero Jucá alertou sobre isso na semana passada.
Da mesma forma, o Jornal Nacional desta terça (16), veiculou uma matéria sobre os Estados que menos vacinaram. Isso, conforme o número de doses recebidas e dados do Ministério da Saúde. De forma negativa, Roraima aparece como o que menos vacinou e deixa a pergunta “Cadê a Vacina”?
Em um gráfico, o noticiário mostrou que das doses que o Estado recebeu, apenas 36,54% foram usadas. Na data do alerta que o ex-senador fez, Roraima tinha cerca de 110 mil doses e aplicado apenas 42 mil. Nesse sentido, sobravam na época 68 mil das doses. Dessa forma, inclusive, o presidente do MDB em Roraima usou um quadro para mostrar que tem vacinas no estoque.
“Na semana passada eu cobrei do governador a utilização das vacinas. Mostrei a conta, desse modo, dizendo que faltavam vacinas a serem aplicadas. Da mesma maneira, ninguém sabia onde as doses estavam. O Governo me atacou. O governador retrucou, mostrou uma informação dizendo que estava aplicando as doses. Eu fui para o quadro, demonstrar matematicamente, que não é verdade as informações do governador”, disse Jucá.
O Brasil quer saber: Cadê a Vacina?
Após o noticiário mostrar para todo o Brasil que Roraima não aplicou nem metade das doses recebidas, o tema voltou à tona. Bem como, reforçou que Jucá está certo.
“Quando questionei onde estão as vacinas, ficou então, nesse disse me disse. O Governo sustentando uma versão falsa. Pois bem, o Jornal Nacional colocou a verdade no ar. Caiu, desse modo, a farsa do Governo do Estado. Roraima, infelizmente, é o Estado que menos aplicou a vacina das que recebeu. Aplicou apenas 36%, conforme o Jornal. Portanto, está aí a verdade na matéria que o Brasil viu”, disse.
Romero Jucá reforça que não são apenas os números. É uma matemática que envolve as vidas. Por conta disso, ele cobra a agilidade do Governo em vacinar as pessoas.
“Governador, onde estão as vacinas? A população está morrendo. Nós estamos perdendo pessoas todos os dias. Muitas famílias estão enlutadas e parece que não está acontecendo nada nesse Governo. Assim, é lamentável a falta de sensibilidade e de responsabilidade. Essa é uma ação criminosa. Nós queremos a vacina já. Que a vacina que está guardada não se sabe aonde, que ela seja colocada para a população. Nós vamos ficar aqui cobrando isso”, falou o Jucá.