Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

A criação de gado é tradição entre os índios de Roraima. A vicinal do Raimundão em Alto Alegre, por exemplo, é uma das regiões que tem este tipo de trabalho. A Bovinocultura em RR foi tema de mais um episódio do Rolezinho do Bem.

O programa conversou com o morador Geraldo Eduardo. Ele falou da multiplicação das cabeças de gado. Antes de mais nada, ele é uma das pessoas que ajuda neste projeto comunitário.

Ele relembra que o projeto iniciou em 2017. “O Tuxaua e os Capatazes buscaram 80 cabeças de gado na comunidade do Barata”, disse. A distância entre os dois lugares é de 75 quilômetros.

Em síntese, a venda de bois ajudou a comunidade a comprar veículos. Agora, os moradores têm transporte para quando surgem demandas de saúde, principalmente.

Atualmente, a comunidade tem 120 cabeças de gado. “Eu fico muito feliz em isso”, disse Geraldo. Ele celebrou o crescimento do projeto de Bovinocultura.

O suporte ao projeto de Bovinocultura

Em outras palavras, os moradores alcançaram a liberdade econômica. E, como incentivo, eles receberam insumos além do apoio técnico da FUNAI por um ano.

A vicinal do Raimundão é um dos muitos locais apoiados por Romero Jucá. O presidente do MBD já conseguiu mais de 9 mil animais para comunidades indígenas do estado, que trabalham com a criação de bois.

Em Uiramutã, por exemplo, foram mais de 2,3 mil animais. “O nosso projeto virou um modelo para o Brasil. Então, isso é mais uma prova do respeito que tenho pela história de vida e luta dos nossos povos indígenas”, disse, à época.

Rolezinho do Bem

A atração faz parte do canal do YouTube Roraima do Bem. A iniciativa é estrelada pelo Jonatam Lopes. Há, ainda, o quadro chamado Esclarece, Clara. Quem comanda é a Clara Zion.

Os episódios também estão disponíveis nas redes sociais. Basta acessar o InstagramFacebook e TikTok, bem como o site oficial roraimadobem.com.br.

Igualmente, você também pode acompanhar o Roraima do Bem aqui na página de Romero Jucá.