A região do Bom Intento vai receber um pacote de obras para o benefício das cerca de 450 famílias, bem como dos produtores que vivem na área. As melhorias, desse modo, envolvem o asfaltamento e recuperação de vicinais, além da troca de pontes velhas por pontes novas. Os produtores também receberam equipamentos agrícolas.
+ Apoio à agricultura: equipamentos são importantes
A assinatura para o início das obras na região do Bom Intento ocorreu nesta segunda-feira, 11. Romero Jucá, líder do MDB RR, conseguiu os recursos de R$ 13,8 milhões em dois convênios para a realização das obras, além de viabilizar a aquisição de parte dos equipamentos agrícolas. No total, nesse sentido, serão 36,9km de pavimentação, bem como em torno de 75km de terraplanagem, que é a recuperação de vicinais.
“A agricultura tem que ser o grande carro chefe de Roraima. Estamos na Amazônia e cada vez mais temos que ter tecnologia para os produtores, bem como estradas boas para o escoamento da produção. Nós queremos ver todas as vicinais de Roraima asfaltadas. Eu invisto na agricultura desde a época em que fui governador (final da década de 1980). Eu trouxe em um avião as primeiras sementes de soja. Nós fizemos muito pela agricultura e queremos fazer muitos mais”.
+ Vicinal do Tamandaré terá asfalto
Das verbas para as obras, uma parte portanto tem os recursos próprios da Prefeitura de Boa Vista. Além disso, há uma pequena porcentagem de outro parlamentar.
Apoio ao Bom Intento e agricultura
Durante a cerimônia que lançou o pacote de obras, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, relembrou desse modo o apoio que a Prefeitura dá à agricultura familiar. Ele reforçou, assim, que o trabalho é referência e já vem de tempos. Começou, portanto, na gestão da ex- prefeita Teresa Surita.
“A gestão da ex-prefeita Teresa implantou o Programa Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). O trabalho, desse modo, dá aos agricultores a assistência técnica, os insumos, bem como os equipamentos que ajudam na produção. É uma ação, portanto, que preparou para o que iremos fazer agora. O próximo passo é melhorar as vicinais da região do Bom Intento para facilitar o acesso e escoamento da produção. Assim, as obras devem iniciar em breve”.
O que dizem os maiores beneficiados
O Eldson Pedroso é presidente da Associação de Produtores rurais do Bom Intento, que tem mais de 140 produtores. Ele diz, nesse sentido, que a melhoria nas vicinais da região é o que faltava para a produção dar um grande salto. No Bom Intento, a agricultura familiar produz, entre vários itens, o hortifruti, a soja, o milho, a melancia, o melão, o tomate, além do feijão. Há também a criação de gado.
+ Agricultura em Boa Vista cresce e gera renda para mais de 500 famílias
“Hoje no Bom Intento a maior complicação pra gente é a estrada. Sem uma estrada boa, nós não temos como escoar o nosso produto. Esse início do asfaltamento para nós é de suma importância. Com certeza, vai melhorar a qualidade de vida do pequeno agricultor aqui no Bom Intento”.
A Neila Oliveira mora no Bom Intento há mais de 20 anos. Assim como o Pedroso, ela também falou da importância de estradas boas na região. Ela cita alguns prejuízos causados nas vicinais, bem como o que ela espera com as obras que irão iniciar. A família de Neila produz o maracujá, assim como a macaxeira.
“Os nossos carros já quebraram com a estrada ruim. Para trazer a mercadoria pra cá, complicava também. Quando a gente queria construir algo, também havia a dificuldade para o material da obra chegar. Da mesma maneira, já vimos alguns acidentes. Agora com o asfalto que será feito, para nós é um privilégio. Essa estrada vai servir tanto para as pessoas quie moram aqui e trabalham na cidade, quanto para nós produtores”.
Obras em detalhe no Bom Intento
- Vicinal BVA 349: 36,9km de terraplenagem e pavimentação.
- BVA 344 (Vicinal do Carrapato): 9,1km de terraplenagem.
- Vicinal BVA 346: 5,7km de terraplenagem.
- Vicinal BVA 347: 23,0km de terraplenagem.
- Pontes na BVA 349: reforma de uma ponte de 20m, bem como a reconstrução de outra de 65m.