Pouca gente sabe o que Boa Vista produz. Mas, a capital de Roraima tem ao seu redor uma área produtiva muito grande. Atualmente, Boa Vista produz milho, batata-doce, feijão, pimenta e outros produtos que chegam ao mercado local.
Além disso, Boa Vista também produz a mandioca e a farinha. Isso é feito nas comunidades indígenas que ficam na própria capital. Enquanto Boa Vista está no inverno, eles plantam o milho e também criam gado. Assim, este ano, as comunidades vão cuidar de 50 hectares de milho.
No entanto, para que Boa Vista produza mais e com qualidade, os agricultores precisam de apoio. E essa ajuda veio com as ações da Prefeitura em parceria com o ex-senador Romero Jucá.
Esse trabalho gerou frutos e melhorou o que Boa Vista produz. Desta forma, a Prefeitura de Boa Vista conseguiu comprar mais equipamentos que ajudam os agricultores locais. Segundo o prefeito Arthur Henrique, os tratores e os outros acessórios ajudam no apoio que os produtores precisam.
“Esse trabalho existe desde a gestão da ex-prefeita Teresa Surita e agora, o nosso desafio é melhorar e fazer ele crescer. Com o apoio do Romero, nós compramos novos tratores e outros equipamentos que são muito úteis na agricultura. Então, vamos trabalhar para que que os nossos agricultores produzam ainda mais nas áreas que já têm”, disse o prefeito.
O que Boa Vista produz? Mais mulheres agricultoras
A princípio, a agricultura de Boa Vista tinha apenas homens. Mas, isso mudou com o Programa Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, o PMDA.
Com essa ação, a Prefeitura organizou os produtores em associações. Desta forma, as mulheres ganharam mais espaço. Atualmente, elas se destacam no pólo de batata-doce e com a pimenta. Porém, elas querem mais.
Desde que o apoio chegou, novas associações estão surgindo. A agricultora Maria dos Santos Leal, por exemplo, sonha em plantar girassóis. Ela faz parte da Cooperativa de Mulheres Agricultoras Independentes.
“Nós sabemos plantar, o que faltava era o apoio. E assim, nós temos como ter a nossa renda. Eu quero o girassol, quero o milho, eu quero a soja. Ou seja, eu quero tudo que dê para eu ter meu dinheiro e ajudar a minha família”, disse.
Além da Maria, a Cooperativa de Mulheres Agricultoras Independentes tem mais de 40 mulheres. E, segundo ela, outras 35 mulheres devem fazer parte. Pela Cooperativa, elas vão receber o apoio da Prefeitura.
O que Boa Vista produz? Sonhos que dão frutos
O Programa Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio nasceu na gestão de Teresa Surita. Primeiramente, a ideia era ajudar os pequenos produtores com a sua renda.
A ideia cresceu e agora, também inclui a transferência de tecnologia a partir dos resultados de testes feitos no Centro de Difusão de Tecnologia. Segundo Teresa, ver esse trabalho crescer é um sonho.
“Nossos produtores têm muita força e só precisavam do apoio. Com essa ação conseguimos, portanto, garantir o que eles precisam para produzir mais e melhor. E eu fico muito feliz de ver o resultado desse trabalho”, disse.
Conforme Teresa, o sucesso do programa acontece graças a parceria de trabalho com o presidente estadual do MDB, Romero Jucá.
“Ele não tem mais mandato. Contudo, até hoje a gente tem o resultado do trabalho de uma pessoa que melhora a vida de todo mundo. Então, eu agradeço ao Romero que sempre foi o maior parceiro da Prefeitura”, disse.
Mais equipamentos
Jucá ajuda a agricultura de Boa Vista da mesma forma que ajuda com as obras na cidade. Com os recursos do seu último mandato, a Prefeitura comprou mais dois tratores e acessórios como as plantadeiras e as grades aradoras.
Os outros equipamentos do Programa também vieram com a ajuda de Jucá. E todo eles servem aos pequenos agricultores, ajudando portanto, a melhorar a produção e a renda dessas famílias.
“São tratores modernos, com piloto automático e outros equipamentos. Ou seja, é tecnologia para que os nossos agricultores produzam mais. Logo, o resultado a gente vê no campo. E da mesma forma que fizemos em Boa Vista, vamos levar essa experiência para todo o Estado”, disse.