A ação faz parte do trabalho realizado pela gestão municipal para contribuir com a melhoria no atendimento à população e tem apoio do presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá.
No Senado Federal, Romero Jucá foi o parlamentar quem mais destinou recursos para contribuir com o trabalho feito pela Prefeitura de Boa Vista. Foram mais de R$ 20 milhões empenhados apenas em 2018, para contribuir com construção, reforma e ampliação de Unidades.
Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura entregou a nova UBS do bairro Cinturão Verde. O local está murado, com amplo estacionamento, nova pintura, iluminação e ainda o bloco administrativo com espaço exclusivo para os agentes comunitários de saúde.
Uma forma de cuidar melhor de quem se dedica aos cuidados com a população, como agente comunitário de saúde Vanderlan Leite. Ele trabalha há 14 anos na Unidade de Saúde do Cinturão Verde e gostou muito do novo espaço.
“A gente nunca viu uma reforma como essa. Ficou muito confortável para gente trabalhar. Tem muito mais espaço pra gente e para os pacientes. Agora, temos uma sala pra gente que ajuda na hora de trabalhar, de discutir as ações, pensar as palestras e estamos muito felizes”, afirmou.
Esta é a décima unidade reformada pela Prefeitura nos últimos anos. Um investimento importante para garantir mais conforto aos pacientes e enfrentar os desafios da crise migratória que impactam especialmente, no aumento pela procura dos serviços de saúde.
“Durante esses dois mandatos, a gente priorizou muito a saúde. Nesses anos, a gente construiu sete unidades, reformou 10, mais uma será entregue em breve e outras quatro serão reformadas ano que vem, além do Hospital da Criança que também foi reformado. Então, hoje a gente tem uma outra qualidade no atendimento em saúde. Mas, mesmo com toda essa crise, nós temos medicamentos e uma condição de atendimento e estamos fazendo o que podemos para prestar um melhor atendimento à população”, explicou a prefeita Teresa Surita.
Apesar dos investimentos na ampliação da estrutura, Boa Vista está sendo prejudicada com a redução do número de médicos dos programas federais. Só este ano, foram retirados 25 profissionais da rede municipal de ensino. Para o presidente do MDB de Roraima, falta ação por parte da bancada federal para defender os interesses da população.
“A Prefeitura de Boa Vista tem feito um ótimo trabalho com a construção e reforma das Unidades de Saúde, mas sofreu com a perda de profissionais. Por decisão do Governo Federal, nossa cidade perdeu 25 médicos e isso causa um prejuízo direto para a população. A bancada federal precisa se mobilizar, pressionar o Governo e cobrar que esses médicos sejam devolvidos”, destacou Jucá.
Informatização – A UBS do Cinturão Verde já conta com o sistema informatizado para atendimentos aos pacientes. Ao chegar na unidade, o paciente faz um cadastro usando o CPF ou o Cartão do SUS. A partir daí, as informações sobre o atendimento que ele faz em qualquer unidade municipal ficam compartilhados.
“Esse sistema é muito útil porque ajuda na identificação do paciente, no acesso às informações, no controle de estoque das farmácia e até na transparência das informações para a Secretaria Municipal de Saúde e para o Ministério. A Prefeitura de Boa Vista está enfrentando os desafios com muita responsabilidade e respeito às pessoas”, comentou Romero Jucá.
A última unidade a ser integrada no sistema informatizado será a do bairro Centenário que está em reforma e deve ser entregue à população nos próximos meses.