Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

O que é ser homem hoje em dia? Em um mundo que ainda há violência contra mulher, feminicídio e machismo, temas como esse são tendência em pauta. O que não está mais na moda é o macho escroto, aquele que se acha superior a mulher e por conta disso comete atrocidades. Preocupado com isso, Romero Jucá gravou o podcast da semana com o psicólogo João Caniato.

Pai de seis filhas, casado e com netos, o presidente do MDB de Roraima se preocupa em deixar um mundo melhor para a família e toda a sociedade. No entanto, para isso a igualdade de gênero é fundamental. E, foi nesse sentido que Jucá conversou com Caniato.

Jucá falando ao telefone com tenro cinza. Assunto é violência contra mulher

Jucá, assim, abordou no podcast sobre o que é ser homem

No podcast, desse modo, Jucá provocou o psicólogo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental para explicar os motivos do machismo. O ex- senador, inclusive, confessou se sentir mal quando percebe comportamentos nesse sentido. Foi mais do que uma entrevista, foi uma reflexão de vida.

No entanto, nessa construção de um mundo melhor, o homem que insiste em ficar preso em conceitos do passado, vai perder o ‘bonde’. Não é mais a cultura patriarcal, em que o macho pensa “Eu mando e você obedece”, ou “Eu posso tudo e a mulher não pode nada”.

E, é nesse contexto em que Jucá e Caniato gravaram o podcast. Não é um bate-papo velador, muito menos uma conversa fiada para lacrar. Não espere parabéns para os homens. O presidente do MDB de Roraima e o psicólogo tocaram na ferida masculina, aquela que justamente é a origem da violência contra a mulher.

O podcast, desse modo, chama os homens para a reflexão do papel deles em um mundo melhor. Não é por falta de aviso!

Violência contra mulher

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que os maiores índices de feminicídio no Brasil estão em Mato Grosso, com taxa de 3,6, seguido de Roraima e Mato Grosso do Sul, ambos com taxa de 3 por 100 mil mulheres, e Acre com taxa de 2,7.

Violência Contra Mulher
Avenidas de Boa Vista são recuperadas
Avenidas de Boa Vista são recuperadas
368