Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

A Polícia Militar de Roraima completa 46 anos, nesta sexta-feira (26). E eu faço parte desta história. Antes de mais nada, quando eu cheguei em Roraima para assumir o governo de transição, o Estado tinha só 750 policiais. 

 

Então, eu decidi fazer um concurso público. E assim, dobrei o efetivo da Polícia Militar  para 1. 500 policiais da União. Naquele tempo, era mais do que o ideal para atender toda a população de Boa Vista e dos municípios que já existiam.

 

Governador Romero Jucá com a Polícia Militar de Roraima

No Governo, Jucá dobrou o efetivo da PM

 

Porém, depois disso, a Polícia Militar do Estado não cresceu mais. E isso é preocupante porque pode gerar o aumento da criminalidade. Segundo a Organização das Nações Unidas, o ideal é ter um policial para cada 350 pessoas. 

 

A prova disso está nos dados do Monitor da Violência, organizado pelo Portal G1. Segundo ele, Roraima foi, proporcionalmente, o Estado do país com o maior número de assassinatos até junho deste ano. Em contrapartida, o Brasil registrou queda de 8% nesses dados.

 

Mas, agora o Estado tem só um PM para cada 416 pessoas. E com um agravante: dos 1.500 policiais que são do Ex- Território, muitos já estão na reserva. Ou seja, os investimentos na Polícia Militar de Roraima têm que continuar. 

 

Polícia Militar de Roraima: valorização salarial

Outra ação importante que teve meu apoio, foi a aprovação da Lei nº 13.328 de 2016, que iguala o salário dos nossos policiais e bombeiros militares do Ex- Território, ao dos PM do Distrito Federal. 

 

Romero Jucá recebe homenagem da Polícia Militar de Roraima

Os PM do Ex- Território têm o mesmo salário de policiais do DF

 

Além do reajuste, eles conquistaram uma gratificação e o plano de saúde. Dessa forma, todos passaram a ganhar mais. E além de melhorar a condição das suas famílias, eles também movimentam a economia local.

 

E quem conhece a realidade da PM de perto é o meu amigo Coronel Oquimar Frazão. Há 32 anos, ele serve com muita honra a nossa população na Polícia Militar. Portanto, é com ele que eu falo no podcast de hoje. Confira! 

 

Romero Jucá

Polícia Militar de Roraima: 46 anos de trabalho
Avenidas de Boa Vista são recuperadas