Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

 

Você sabe como a economia afeta a sua vida? De todas as formas. Agora até o ar que respiramos pode ser considerado um ativo econômico. E não é brincadeira. Muitos países já ganham dinheiro com a compensação ambiental de CO2, e são pagos por outros países que não conseguem reduzir a emissão desses gases, por exemplo. 

 

Mas, a economia afeta a nossa vida de muitas outras formas. Primordialmente quando o nosso dinheiro deixa de render o que rendia antes. Isso acontece por causa da inflação. E ela acontece quando o preço de tudo aumenta. 

 

No entanto, são vários os fatores que podem levar a isso. Em relação aos alimentos, por exemplo, as mudanças do clima afetam a produção. Sem o produto, mas com gente querendo comprar, ou seja, com muita demanda e pouca oferta, esse produto fica raro e claro, mais caro.

 

É assim que a economia funciona e é assim que ela afeta a sua vida, todos os dias. Contudo, aprender sobre isso também ajuda a prever algumas ações para evitar sustos. E uma delas é fazer o controle financeiro.

 

Como a economia afeta a sua vida? Saiba quanto você ganha e quanto você gasta

Parece mentira, porém, milhares de brasileiros não fazem o seu controle financeiro. Desta forma, eles não sabem nem quanto ganham e menos ainda quanto gastam. E daí, vem o descontrole e as dívidas. 

 

Segundo a Fecomércio de Roraima, 86,6% das famílias de Roraima têm alguma dívida. Além disso, essas contas em atraso comprometem cerca de 23,9% da renda dessas famílias. Então, é algo que merece atenção. 

 

Quem é especialista em finanças diz que a questão não é deixar de gastar, mas organizar para onde o nosso dinheiro está indo. E para isso, existem muitas formas. Você pode anotar tudo que gasta ou pode da mesma forma, usar um aplicativo de celular. O importante é saber para onde seu dinheiro está indo. Assim, você consegue ver onde há desperdício e o que realmente é importante.

 

O Economista no Senado

Mas, por que estou falando sobre isso? Porque hoje é dia do Economista, a profissão que eu escolhi para a minha vida e que me ajudou muito na função de senador.

Com esses conhecimentos, ajudei a criar medidas que favoreceram a economia e acima de tudo, a vida das pessoas. Posso citar aqui, o trabalho como líder de governo que me dava a condição de trazer mais recursos para Roraima. 

 

Além disso, ajudei em ações históricas como o pagamento das perdas do FGTS em 2001, que colocou na economia mais de R$ 40 bilhões. Da mesma forma, ajudei a aprovar a liberação do resíduo do FGTS mais recentemente, e que também aqueceu a economia. 

 

A ação do enquadramento que melhorou o salário de muita gente e faz bem para a economia local, bem como os empregos que eu ajudo a gerar com as obras feitas em Roraima e, principalmente, em Boa Vista. Tudo isso aquece a nossa economia e melhora a vida das pessoas. 

 

Assim, para comemorar essa data, eu convidei um outro colega de profissão, o Eckner Oliveira, que além de economista é analista do Sebrae Roraima. Ele ajuda as nossas empresas a crescer e conhece bem a dinâmica da economia de Roraima.

 

Então, é hora de conferir o nosso podcast. E claro, parabéns a todos os economistas. 

Como a economia afeta a sua vida
Avenidas de Boa Vista são recuperadas
Avenidas de Boa Vista são recuperadas
368