Eu entrei na política para defender a população e isso sempre baseia os meus atos na minha vida pública. Estamos vivendo a pior época de nossa história com a pandemia do coronavírus. Já são quase 1.300 mortes por covid no Estado. Não aguentamos mais ver tantos amigos e familiares morrendo. Só a vacina em Roraima pode acabar com isso.
No entanto, no momento em que a única preocupação deveria ser encontrar meios para que isso termine, tem gente preocupada com eleição. Pasmem, é isso mesmo que vocês estão lendo. Em qualquer lugar do mundo, hoje, qual é o maior desejo de cada pessoa? não é a vacina da covid? Não é ver todos imunizados e nossa vida de volta ao normal?
Então, nesse sentido na semana passada eu cobrei isso. É o desejo de todos. Relembrei meus tempos de professor no curso de economia na Universidade de Pernambuco para provar que o Governo do Estado não cumpre o seu papel. É ele que distribui as vacinas aos municípios. No entanto, percebi que uma conta não bate.
Das vacinas (mais de 110 mil) que vieram para o Governo, faltou este distribuir quase 70 mil às prefeituras. Doses sumidas, são vidas perdidas. Fiz o meu dever em questionar. Pena que nem todos querem o bem da população. Por outro lado, duvidaram das minhas intenções. Assim, falaram que eu quero antecipar as eleições. Esse absurdo veio lá dos lados da Assembléia Legislativa.
Vacina tem em Roraima, falta gestão
É engraçado falar em eleição quando a maior vitória hoje é estarmos vivos. Dessa maneira, o momento não é de pensar em corrida eleitoral. Por outro lado, a hora é para os representantes defenderem a vida das pessoas.
O presidente Jair Bolsonaro destinou mais de R$ 5 bilhões para Roraima. Dessa maneira, eu lhes pergunto. Onde está esse dinheiro? Será que não é o suficiente para combater a covid? Nem parece, assim, que as pessoas estão reclamando que falta medicamentos e equipamentos no Hospital Geral.
Da mesma forma, o local está no limite para atender pacientes graves da covid. Além disso tudo, ainda me vem essas doses perdidas. O Governo Federal enviou recursos e doses. Porém, o Estado não geriu bem. O governador, inclusive, já sabia disso. Ele sempre falava na campanha que dinheiro tem, o que falta é gestão.
Por outro lado, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, já solicitou a compra de vacinas de forma independente. Além do mais, a Prefeitura dispõe de uma rede de saúde muito mais preparada para o combater a covid.
Então, eu seguirei cobrando maior eficiência para combater à covid. É preciso mais transparência e carinho com as pessoas nesse momento tão difícil. É o dever do Estado fazer isso. Não estou senador em Roraima, mas sigo acompanhando e alertando para que mais vidas não sejam perdidas. Vacina para todos, já!