Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Desde a semana passada tenho alertado para alguns problemas que podem se tornar graves em Roraima. Falei da proposta do Governo do Estado para a gestão compartilhada da saúde, mas hoje quero fazer um apelo aos senadores e deputados federais eleitos para representarem nossa população sobre a questão energética.

Em 2018, fui vítima de uma grande fake news relacionando meu nome a empresa fornecedora de energia. Meus opositores que hoje ocupam as cadeiras no Senado Federal e na Câmara, criaram mentiras e fizeram as pessoas acreditarem que eu não queria o desenvolvimento de Roraima.

E ainda que eu tenha trabalho comprovado em todos os municípios, muita gente acreditou nessas mentiras e deixaram de votar em mim nas eleições passadas. Fiquei sem mandato, mas mantenho meu compromisso com Roraima.

Por isso, como presidente do MDB de Roraima, entrei com duas ações na justiça para tentar garantir a segurança energética do nosso Estado. Na primeira, pedi ao Governo Federal que não retirasse o transformador, coisa que eles fizeram neste final de semana. Mas, esta ação pede também que o equipamento seja devolvido o mais breve possível.

Na segunda ação, movida contra a Roraima Energia, peço que que a empresa cumpra a norma da ANEEL e garanta o estoque de combustível correspondente a oito dias de geração. Esse é o prazo mínimo calculado pela própria ANEEL como margem de segurança caso venha a acontecer algum problema de desabastecimento de combustível.

As duas ações atendem ao interesse do nosso Estado. Agora sem o transformador reserva, Roraima fica na mesma condição que o Amapá estava e se houver qualquer problema no Parque Térmico, ficaremos no escuro.

Mais pior que isso, é ver que nenhum dos senadores ou deputados federais está atento a essa questão. O transformador foi retirado e eles não falaram nada, não fizeram nenhum tipo de cobrança ao Governo Federal. Em resumo: não estão defendendo a população que os elegeu.

Sem representatividade no cenário nacional, o nosso Estado corre riscos graves. É dever de cada parlamentar se colocar em defesa da nossa população e eu apelo para que eles façam isso. Para que eles cobrem do presidente e de todo o Governo Federal uma solução para o que Roraima precisa.