Estamos no Agosto Lilás, uma campanha que mobiliza a sociedade em torno da proteção e da garantia dos direitos das mulheres. E além de defender esses direitos, nós do MDB RR queremos Mais Mulheres Eleitas.
O nosso Time entende que ampliar a participação das mulheres na política ajuda a fortalecer a democracia. E, acima disso, ajuda na conquista dos direitos femininos. Por isso, o MDB trabalha para ter Mais Mulheres Eleitas.
Esse lema, inclusive, virou nome de um projeto nacional do partido, que incentiva a participação das mulheres na política. E no MDB, nós levamos isso muito a sério. Na época em que fui presidente Nacional do MDB, apresentei como proposta que 30% das vagas das Executivas Nacional, Estaduais e Municipais fossem ocupadas por mulheres.
Hoje, isso é uma norma interna que ampliou a participação das mulheres dentro do partido. E claro, trouxe uma qualidade maior para as propostas do MDB, especialmente, no que se refere à promoção da participação das mulheres na política.
Mais mulheres eleitas: apoio às candidaturas
Nestas eleições, por exemplo, o nosso esforço para termos mais mulheres eleitas vai além do cumprimento da legislação da cota de gênero. Em alguns casos, o MDB supera o coeficiente de 30% de mulheres candidatas. E da mesma forma, garante elas recebam 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o FEFC.
Somado a isso, o nosso Time investiu no apoio às mulheres candidatas. Assim, elas podem contar com os serviços de assessoria jurídica e contábil de forma gratuita. Pois a Executiva Nacional do Partido arcou com os custos.
Dessa forma, as nossas candidatas que escolheram contar com esse serviço, não precisam gastar parte do recurso do FEFC que recebem para pagar os serviços contábeis e jurídicos.
E numa disputa eleitoral, esse gasto a menos, faz a diferença. É por isso que o MDB tem se destacado nacionalmente, como um partido que realmente investe nas candidaturas femininas.
Nós queremos mais mulheres eleitas. Ou seja, mais mulheres ocupando espaços de decisão e poder. E, dessa forma, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas e para todas.