O combate às Fake News ainda é um desafio. Nos últimos dias eu voltei à estrada e visitei o interior de Roraima. Fui até o sul do estado, onde reencontrei grandes amigos, conversei e ouvi muitas pessoas. Por conta disso, senti a necessidade de reforçar o combate das mentiras inventadas sobre a Roraima Energia, o Linhão de Tucuruí e a Lava Jato.
Em 2018, eu disputei a eleição ao senado e perdi por 420 votos. Naquela época, eu enfrentei o maior tipo de ataque de fake news e de mentiras que alguém poderia enfrentar nas eleições em Roraima. Em outras palavras, eram todos unidos contra mim: o governo e o outros candidatos ao senado, com ataques diários. Nesse meio tempo, muitas mentiras surgiram e ganharam corpo junto à população.
Inventaram que eu era dono da Roraima Energia, o que não era verdade e, posteriormente, ficou comprovado. Também fizeram acusações de que eu estaria prejudicando a vinda do Linhão de Tucuruí, quando a verdade era exatamente o inverso. Fui eu que consegui, no Governo Federal, colocar a obra do Linhão no plano de investimento do Ministério das Comunicações.
Teresa combate fake news sobre Linhão de Tucuruí e Lava Jato
De antemão, essa obra foi colocada, foi feito o leilão e ela deveria ter ficado pronta em 2015. Então, por que não ficou pronta? Foi porque eu impedi? Não, eu cobrei e fiz de tudo. Essa obra não ficou pronta porque havia uma briga na justiça na questão da passagem da linha na área indígena Waimiri Atroari e, mais do que isso, ações do Ministério Público Federal tentando colocar obstáculos. Mas, quando chegou em 2018, a linha não estava pronta e essa mentira prevaleceu.
Então foi quando o foco veio para cima de mim, de que eu era dono das termoelétricas e estava impedindo a vinda do Linhão. E muita gente acreditou. Em suma, bastaram 500 pessoas acreditarem para eu perder a eleição. Mas, o tempo é o senhor da razão e a verdade prevalece: hoje as pessoas sabem que eu não sou o dono da Roraima Energia. E se não fossem as geradoras que eu consegui junto ao Governo Federal, Roraima estaria em uma situação difícil, de escuridão permanente.
Mentira tem perna curta
Enquanto prefeita de Boa Vista, a Teresa acompanhou de perto todas essas mentiras e sabe o quão prejudicial foi para Boa Vista a minha derrota nas urnas em 2018. Tudo por conta das fake news.
“Ao longo da minha vida política, já passei por muitas experiências. Mas tirar o Romero do senado em 2018 foi o maior erro que Roraima cometeu. E por que? Por mentiras. Eu gosto de falar as coisas claramente. Disseram que o Romero era o responsável pelo Linhão não ter chegado até aqui. Três anos se passaram, ano que vem são quatro, e nada aconteceu.”
Eu sou grato pelas parcerias construídas ao longo da minha vida política e por ter ao lado pessoas que acreditam no meu trabalho.
“Falaram também que ele era o dono da Roraima Energia. Todos os grupos de WhatsApp compartilharam e ainda compartilham isso. E, disseram ainda, que ele seria preso por conta da Lava Jato. A Lava Jato já até acabou e não aconteceu nada. Era tudo mentira. E mentira tem perna curta, sem dúvidas, mas às vezes demora você conseguir separar a verdade da mentira”