A nossa capital Boa Vista acaba de conquistar um novo reconhecimento nacional. Conforme o relatório do 2o. semestre do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, Boa Vista segue como a capital mais livre para empreender do Brasil. E essa é mais uma conquista que impulsiona a economia local.
Boa Vista chegou a esse patamar pelas ações de desburocratização que a Prefeitura de Boa Vista implementou nos últimos anos. Em grande parte, isso se deve à decisão acertada do prefeito Arthur Henrique em facilitar a regularização dos negócios. Uma conquista que impulsiona a economia e favorece a abertura de novos negócios locais.
Assim, desde 2022, a Prefeitura de Boa Vista está trabalhando para facilitar a vida de quem empreende. O primeiro avanço veio em janeiro de 2023, com o decreto que reconheceu mais de 900 atividades como de baixo risco.
Mas, em setembro do mesmo ano, o prefeito Arthur Henrique publicou o decreto 131/E, que ampliou esse benefício. Portanto, Boa Vista tem hoje 1.011 atividades econômicas classificadas como de baixo risco. O maior número entre todas as capitais do país.
Ou seja, na prática isso significa uma grande variedade de empreendimentos dispensados da obrigação de alvarás e licenças. Esta é uma decisão que simplifica, barateia e facilita a gestão desses negócios.
O surgimento de novos negócios impulsiona a economia
Como resultado dessas iniciativas, a economia de Boa Vista cresceu com o surgimento de novos negócios locais, além da diversificação das atividades já existentes.
Isso porque, a desburocratização funciona como um estímulo ao empreendedorismo. Já que é muito mais simples abrir e regularizar o negócio. E mais que gerar renda para quem deseja empreender, esse estímulo também ajuda na geração de novos empregos.
Portanto, ser uma capital boa para trabalhar e empreender é ser uma cidade que gera oportunidades e que faz a sua economia crescer.