Neste dia 5 de outubro, o Estado completa 33 anos. Para lembrar o aniversário de Roraima, Romero Jucá falou sobre os avanços dos últimos anos, bem como, sobre os desafios futuros. Romero Jucá foi o governador responsável por implantar o Estado. Posteriormente, em 1995, ele assumiu o cargo de senador, função que exerceu até o ano de 2019.
De acordo com IBGE, Roraima tem cerca de 652 mil habitantes. E, por conta da migração, foi o Estado que proporcionalmente, teve o maior aumento populacional nos últimos anos.
Por sua vez, Boa Vista tem cerca de 68% da população total do Estado. No entanto, para atender com qualidade as pessoas, o orçamento total da Prefeitura é menor que o da Secretaria de Educação do Estado.
“Nosso Estado tem muito potencial e gente trabalhadora. Por isso, temos a condição de ser um modelo para o país. Nós fizemos isso com Boa Vista. Então, o aniversário de Roraima é a data para pensar nisso”.
Conforme ele, os municípios têm que ter os serviços de qualidade. Além disso, as obras no interior geram novas oportunidades.
“Com os recursos que eu trouxe, os municípios melhoraram. Mas, isso tem que ser uma ação de governo. Ainda temos muitos desafios. E, portanto, a gestão tem que ser eficiente e responsável”.
Aniversário de Roraima: o governo de Romero Jucá
Romero Jucá chegou em Roraima em 1988. Ele foi nomeado pelo então presidente, José Sarney, como o governador de transição.
Portanto, ele tinha que organizar os serviços públicos. Assim, em um ano e oito meses, Romero Jucá levou a água encanada para todo o Estado e iniciou a obra de saneamento básico de Boa Vista.
Além disso, ele organizou a oferta de energia, acabando com os apagões. E levou motores para as regiões mais isoladas. Romero Jucá ainda inaugurou o Hospital Geral, e implantou a Universidade e o Instituto Federal.
Da mesma forma, no seu governo, a capital ganhou 10 novos bairros. Ele também asfaltou o trecho da BR- 174 até o município de Iracema com os recursos próprios.
E para movimentar a economia, ele criou os programas de apoio à agricultura familiar nas vilas do interior. Além de trazer a soja para o Estado. Por fim, colocou 12 mil pessoas no quadro da União.
O Trabalho por Roraima no Senado Federal
Como senador, ele ajudou a transferir as terras da União para o Estado. Ele também mudou a Lei de Regularização Fundiária e assim, centenas de pequenos produtores ganharam o título de suas terras.
Romero Jucá criou a proposta que garante o enquadramento de mais pessoas na União. Com a PEC 199, que virou a Emenda Constitucional 98, o direito está na maior lei do país. Ao mesmo tempo, o salário dos policiais e bombeiros militares do Ex-Território aumentou Hoje, eles ganham o mesmo que os profissionais do Distrito Federal.
Por meio do seu trabalho parlamentar, o Estado venceu a febre aftosa e combateu a mosca da carambola. Ele ainda garantiu o cultivo do algodão transgênico em Roraima.
Romero Jucá também trouxe o maior volume de recursos para os municípios. Assim, ajudou com as obras de infraestrutura, como o asfalto, a drenagem e a iluminação. Além das ações de saúde, de educação, de segurança e de apoio à produção.
Com esse trabalho, por exemplo, o asfalto chegou em 245 ruas dos municípios do Sul de Roraima. Enquanto a iluminação chegou em 219 ruas da região.
A Transformação de Boa Vista
Na parceria com a Prefeitura de Boa Vista, ele ajudou a transformar a capital. Nos últimos oito anos, junto com Teresa Surita, construiu 40 novas escolas e mais sete Unidades de Saúde. Boa Vista ganhou oito novas praças e outros 20 espaços foram reformados.
O Hospital da Criança foi todo reformado e ampliado. E a capital ganhou outros serviços como o de prevenção ao câncer. Assim também, o trânsito melhorou com as novas paradas de ônibus, algumas com ar- condicionado; com os semáforos e a construção de pontes.
Nesse meio tempo, a capital ganhou espaços como o Centro Comercial Waikiri, o Teatro Municipal e o Parque do Rio Branco. Ao mesmo tempo em que a Guarda Civil Municipal se tornou uma das melhores do país, usando os recursos que Romero Jucá trouxe para comprar armas, novos carros, motos bem como, as armas de fogo e outros equipamentos.
O asfalto chegou em mais 550 ruas. E, da mesma forma, a Prefeitura acabou com 49 pontos de alagamento por toda a cidade. E o trabalho continua com o prefeito Arthur Henrique.
Hoje, as obras acontecem nos seguintes bairros:
- São Bento
- Aracelis
- Senador Hélio Campo
- Cauamé
- Operário
- Jardim Tropical
- Dos Estados
- Paraviana
- Pedra Pintada
- Cidade Satélite