Comemorar o aniversário de Boa Vista é celebrar os 131 anos de avanço, de cuidado, de desenvolvimento, de modernização e de amor pelos quatro cantos da cidade. Em outras palavras, andar por Boa Vista hoje é ver de perto o resultado do trabalho e do investimento do Time MDB RR.
A princípio, a nossa capital se destaca pelo traçado urbano organizado em formato de leque. Ele foi feito entre os anos de 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson. Uma das curiosidades que os boa-vistenses fazem questão de contar é que a nossa cidade é a capital mais ao norte do Brasil. Nesse sentido, é a única localizada totalmente ao norte da linha do Equador.
Nossas ruas e avenidas são largas, inspiradas na cidade de Paris. Outra inspiração foi a cidade de Belo Horizonte, por exemplo, a primeira cidade projetada do país. Além disso, graças a essa organização, as principais avenidas do centro da cidade estão ligadas a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco. É lá que estão as sedes dos poderes. O Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
O aniversário de Boa Vista e o trabalho de Jucá
Por todos os cantos de Boa Vista, tem a marca e o trabalho de Jucá. O ex- senador e atual presidente do MDB estadual é o maior parceiro de todo o trabalho feito pela Prefeitura. Portanto, os recursos destinados por ele transformaram a cidade.
Com o apoio de Jucá, foram feitas muitas obras. Bem como os investimentos em diversas áreas. Da saúde, da educação, do lazer e muitas outras. “Boa Vista passou por muitas mudanças ao longo desse tempo. Transformações urbanísticas e de prestação do serviço público. Em suma, virou uma cidade que tem gestão e qualidade de vida. Se a gente analisar, o conjunto fez com que Boa Vista se tornasse uma das melhores cidades do Brasil para morar”, destacou o Jucá.
De acordo com o presidente do MDB RR, neste aniversário de Boa Vista, o sentimento é de felicidade. “Eu fico feliz de ter ajudado, vivido e contribuído com tudo isso. Assim também, fico feliz de ver as pessoas vivendo Boa Vista com tanta intensidade. Tanta alegria. Para mim é muito gratificante. Eu desejo que Boa Vista continue nessa direção. Continue avançando. Parabéns, Boa Vista”, disse.
A parceria com a Teresa
A parceria com a ex- prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, é um exemplo de gestão e compromisso com a população. Na celebração do aniversário de Boa Vista, é possível ver que com o planejamento e a aplicação correta dos recursos destinados por Jucá, ela conseguiu resolver problemas graves da cidade.
A Teresa destacou que Boa Vista foi transformada porque tudo sempre foi prioridade. “Não se administra uma cidade olhando apenas para uma esfera. Assim, é preciso trabalhar com as políticas integradas. Como a saúde, a educação, o social, a limpeza, a iluminação, o asfalto. É planejar para que toda a cidade tenha essa atenção”, destacou.
Em uma rede social, a Teresa celebrou os 131 anos da cidade. “Boa Vista é incrível, pela gente, pela arquitetura, pela cultura, pelo planejamento, pela educação. Que orgulho eu tenho de você, minha cidade linda”, disse a ex- prefeita.
Parceria que deu certo
Neste aniversário de Boa Vista , relembramos a transformação da cidade. Na saúde, os investimentos podem ser vistos no Hospital da Criança. Em suma, ele foi 100% reformado e hoje é referência em atendimento infantil no estado de Roraima. De maneira idêntica, as melhorias também estão por todas as Unidades Básicas de Saúde. Nas UBS’s da capital, as farmácias estão sempre abastecidas e os pacientes têm o prontuário eletrônico. Nesse sentido, o atendimento é mais rápido.
Ao mesmo tempo, vemos as melhorias na educação. As escolas foram construídas do zero e outras foram reformadas. Como o resultado disso, hoje mais de 44 mil alunos estão matriculados na rede municipal. Neste período de pandemia, por exemplo, os alunos estão sendo atendidos de forma remota, Eles contam com o apoio da Secretaria de Educação.
Com o apoio de Jucá, o município conseguiu melhorar o trânsito da cidade. Ele garantiu os recursos para o Plano de Mobilidade Urbana e os investimentos podem ser vistos nos abrigos, nas ciclovias, na sinalização e na modernização do Terminal Luiz Canuto Chaves.
Do mesmo modo, a segurança também mudou. A Guarda Civil é hoje uma das melhores do Brasil. Eles receberam os equipamentos, os veículos, o armamento e uma sede que abriga a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito. Assim também, além de equipamentos, os servidores são valorizados. É mais segurança para as famílias de Boa Vista.
O que tem para fazer em Boa Vista?
Com o crescimento e a modernização da cidade, Boa Vista ganhou ainda mais espaços de diversão e lazer. A Prefeitura construiu, reformou e ampliou diversos espaços familiares. Desta forma, estimulando também a prática esportiva. Temos, por exemplo, as praças, as quadras, as ciclovias, a Selvinha Amazônica e muito espaço verde.
Juntamente com os maiores marcos turístico da capital: o Complexo Ayrton Senna, a Vila Olímpica Roberto Marinho, o Teatro Municipal de Boa Vista, o Mercado Municipal São Francisco e, mais recentemente, o Parque do Rio Branco. O Mirante Edileusa Lóz, às margens do Rio Branco, é hoje o maior cartão postal de Boa Vista e recebe pessoas de todo o Brasil.
Com o Arthur, o trabalho continua
Agora, quem dá continuidade ao trabalho iniciado por Teresa é o prefeito Arthur Henrique. Assim também como as novas iniciativas e os projetos que já estão em desenvolvimento em sua gestão. Os projetos têm foco nas áreas da saúde, da educação, da infraestrutura, da agricultura, da assistência social e da cultura.
Para o Arthur, os bons resultados são fruto de um modelo de gestão que funciona e que continua dando certo. “Isso mostra que conseguimos manter um modelo de gestão focado em melhorar a vida das pessoas que mais precisam”, destacou.