Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

É muito bom quando uma ação que ajudamos a realizar gera frutos para o futuro. Isso é o que nós chamamos de um legado de trabalho. Porque um legado é aquilo que fica ou que permanece gerando resultados para a vida das pessoas. E o Programa Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio, o PMDA é um trabalho que rende frutos.

Geralmente, quando falamos de legados, nós pensamos logo em grandes obras. De fato, as grandes obras marcam porque estabelecem uma presença física. Ou seja, elas modificam uma paisagem. Foi isso, por exemplo, com o nosso Parque do Rio Branco.

Uma grande obra que mudou completamente a realidade de centenas de famílias e o visual de todo o centro de Boa Vista. Mas, o PMDA é um trabalho que rende frutos e por isso, também é um legado. 

Para quem não conhece o PDMA, ele é um programa que surgiu ainda na última gestão da Teresa. A ideia era fomentar o potencial agrícola das famílias que moram na zona rural de Boa Vista e também nas comunidades indígenas. 

Assim, a Prefeitura passou a subsidiar o acesso a insumos e outros materiais, oferecendo a assistência técnica. E com os recursos que eu consegui em Brasília, garantimos a compra de maquinários como tratores e grades aradoras usados pelas Cooperativas para o manejo da produção.

Além disso, também investimos em um grande pacote de obras que ajudaram na recuperação e no asfaltamento de vicinais da região. Entre elas, a do Bom Intento, por exemplo, que é uma vicinal altamente produtiva. 

PMDA um trabalho que rende frutos e gera oportunidades

Muita gente não sabe, mas Boa Vista tem comunidades indígenas e uma zona rural muito produtiva. É dessa região quem vem a maior parte dos alimentos que a Prefeitura de Boa Vista usa na merenda escolar, por exemplo. Por isso, a gente pode dizer que o PMDA é um trabalho que rende frutos.

Conforme a Prefeitura de Boa Vista, até agosto deste ano, mais de 604 mil quilos de alimentos chegaram nas escolas municipais. E desse total, pelo menos 49% são produtos como hortaliças, legumes e futas cultivados por pequenos produtores locais. 

Desde que foi criado em 2018, o PMDA já atendeu a mais de 1.100 pequenos produtores da capital. Desta forma, o programa viabilizou o cultivo de mais de 2.900 hectares em diferentes culturas. 

400 toneladas de milho nas comunidades indígenas

Este mês, por exemplo, os furtos do PMDA estão beneficiando mais de 100 famílias de 15 comunidades indígenas de Boa Vista. Elas foram atendidas com o apoio para o plantio do milho. Assim, cultivaram mais de 70 hectares do grão e, conforme a expectativa da Prefeitura, vão colher mais de 400 toneladas só nesta safra. 

Uma produção que garante renda e mais qualidade de vida para as famílias. Assim, o PMDA se transforma em mais um legado de trabalho do nosso Time, do qual eu também tenho muito orgulho em fazer parte.