A juventude de Roraima pode ser protagonista nas eleições 2024. Isso porque, a maior parcela do eleitorado do Estado tem entre 25 e 29 anos. Portanto, conforme o Estatuto da Juventude, são jovens. Neste cenário, o voto dos jovens fazer a diferença nas escolhas do dia 6 de outubro.
Da mesma forma, chama atenção o aumento do número de jovens com 16 e 17 anos no Estado que estão aptos a votar nessas eleições. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 10.671 adolescentes.
No nosso Time MDB RR, valorizamos a participação ativa da juventude, além de estimular o voto dos jovens. A prova disso é que, na campanha de filiação nacional, a nossa JMDB RR ganhou destaque como uma das que mais filiou jovens em todo o país.
O cuidado com a juventude se estende para as políticas públicas desenvolvidas pelo nosso Time na Prefeitura de Boa Vista. Nos programas sociais, jovens de 15 a 29 anos, encontram oportunidades de aprendizado, desenvolvimento profissional e até de complemento de renda nos programas sociais.
Hoje, o nosso prefeito Arthur Henrique mantém programas sociais como o Crescer, que atende jovens em situação de extrema vulnerabilidade social. Além de ter jovens em programas como o Dedo Verde, o ArtCanto, o Rumo Certo e ainda nas atividades do Instituto Boa Vista de Música.
O voto dos Jovens e a consciência política
A política pode parecer um papo chato e distante da realidade dos jovens. Porém, eu sempre digo que as decisões políticas são as que mais influenciam nas nossas vidas.
Uma decisão política, por exemplo, pode ampliar ou reduzir o número de vagas numa Universidade pública. Da mensa forma, uma decisão política pode favorecer a geração de novos empregos. E esses são assuntos que interessam diretamente aos jovens.
Por isso, o voto dos jovens precisa ser um voto consciente. Ou seja, aquele voto que é dado a partir da avaliação da história e do trabalho de cada candidato. E, além disso, os jovens precisam levar em conta como os candidatos podem contribuir com a sua melhoria de vida.
Portanto, não adianta vender o voto, porque isso é apoiar a falta de responsabilidade de candidatos que se valem de uma prática criminosa. Em contrapartida, quem troca o seu voto por alguma vantagem não tem como cobrar depois.
É o voto consciente que tem potencial para mudar a nossa realidade. Então, vote nos candidatos do nosso Time MDB RR. O MDB tem muitas pessoas que trabalham de verdade pela juventude. Logo, são candidatos e candidatas que têm o olhar voltado para as necessidades da juventude. É assim que o seu voto pode mudar o seu futuro.