Nos últimos anos, Boa Vista ganhou destaque em pesquisas nacionais sobre o empreendedorismo. E assim, passou a ser vista como uma das melhores capitais do país para quem quer ter o seu próprio negócio.
Mas, para chegar nisso é muito importante falar do nosso compromisso em apoiar o empreendedorismo local. Esse esforço está, por exemplo, em todos os projetos para a construção dos espaços públicos na nossa capital.
Na minha parceria com a Teresa e depois com o Arthur, eu ajudei a liberar os recursos para a construção de novos espaços públicos na cidade. Além de ajudar na revitalização de outros locais como a Orla, por exemplo.
E em cada um deles, incluímos a preocupação em gerar mais oportunidades para quem quer empreender. Por isso, as nossas praças e os nossos parques contam sempre com os quiosques. Eles são espaços que atendem aos pequenos negócios locais.
Empreendedorismo: espaços comerciais mais modernos
Mas além das praças e dos parques, nós também atendemos aos pedidos de alguns empreendedores. E desta forma, revitalizamos vários espaços comerciais de Boa Vista. Uma ação que transformou o Mercado Municipal, a Orla e a Praça de Alimentação da Ene Garcez, que é a Praça do Picote.
O Mercado Municipal São Francisco, por exemplo, passou por uma mudança completa. Hoje, ele tem 41 feirantes e conta com os espaços para uma frutaria, os boxes de serviços, um açougue, as peixarias e os armazéns para os grãos O Mercado tem ainda duas praças de alimentação. Uma com 10 restaurantes e a outra, com cinco cafés.
A Praça de Alimentação da Avenida Ene Garcez é outro espaço que ficou mais moderno. A obra de reforma mudou o visual do local. E assim, ajudou a atrair mais clientes. A Praça tem 32 espaços para os lanches e os restaurantes, além de 48 bancadas para as vendas diversas.
Novos espaços e mais oportunidades
Boa Vista também ganhou outros novos espaços comerciais. O Centro Comercial Wakiri é um exemplo disso. Ele começou a funcionar em dezembro de 2019. E hoje, atende a cerca de 110 empreendedores. O Centro tem 96 boxes, 14 lanchonetes e uma praça de alimentação.
Outro espaço que faz sucesso é a Feira do Calçadão. Ela funciona no Parque Linear Chico do Carneiro, que fica no bairro dos Estados. Antes, o local era só uma vala suja. Mas, com os recursos que eu trouxe, a gestão municipal fez as obras de drenagem e a urbanização.
Assim, Boa Vista ganhou mais um espaço para as famílias. Então, muita gente viu no novo local, a oportunidade de empreender. Surgiu então, a Feira do Calçadão. Ela funciona aos finais de semana e nos feriados, com opções de artesanato, de alimentação e de presentes.
Somando todos os espaços, portanto, hoje nós temos mais de 1.500 famílias trabalhando em locais públicos da nossa capital. Elas aproveitam a estrutura e o movimento desses locais, enquanto ajudam a fortalecer a nossa economia. Além de gerar mais oportunidades de emprego e de renda.