Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Você sabia que queimar lixo no quintal é considerado como um crime ambiental? Em Boa Vista, a Lei Municipal nº 947 de 2007, proíbe a queima de qualquer tipo de resíduos orgânicos ou inorgânicos na zona urbana da cidade. 

 

Romero Jucá conversa sobre os riscos de incêndios em Boa Vista

Queimar lixo no quintal pode causar incêndios

 

Mas, além disso, conforme a lei federal nº 9.605 de 1998, que é a Lei de Crimes Ambientais, queimar lixo no quintal é um dano ao meio ambiente. Desta forma, quem faz isso pode responder a um processo nas áreas cível, administrativa e até criminal.

 

O Estado de Roraima está enfrentando uma grande estiagem. E assim como em outros lugares, como o Amazonas, o tempo seco também é causado pelo El Ninõ e, por isso, deve seguir até o final do ano. 

 

Conforme dados dos órgãos ambientais locais, o Rio Branco, principal fonte de água doce do Estado, estava com 1,02 metros na medição do dia 12 de outubro. Para este período, por exemplo, o ideal é de 2,5 metros de profundidade.

 

Queimar Lixo é crime 

Por isso, queimar lixo no quintal é um ato ainda mais perigoso neste período. E para evitar os incêndios e as queimadas, a Prefeitura de Boa Vista lançou uma campanha educativa que começou nesta semana. 

 

A campanha inclui ações como blitzes educativas e as visitas domiciliares em bairros onde a Prefeitura identificou a maior quantidade de reclamações por conta da queima de lixo e dos terrenos baldios. 

 

É sobre este assunto que o presidente do MDB RR, Romero Jucá, fala no seu podcast desta semana. Ele conta ainda com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre dos Santos. 

 

Para Romero Jucá, o fogo é um grande perigo para a saúde e para a segurança das pessoas. Por isso, o alerta é importante. “Nós estamos vendo os efeitos do clima em toda a Região. E no caso de Boa Vista, a nossa maior preocupação é com a saúde e a segurança das pessoas. Isso porque, queimar lixo no quintal pode causar um incêndio de grandes proporções e assim, trazer risco para a vida das pessoas”. 

 

Romero Jucá conversa sobre a campanha educativa em Boa Vista contra queimadas e incêndios

A campanha acontece em Boa Vista

 

Segundo os dados da Prefeitura, os bairros que registram o maior número de denúncias sobre queimadas e incêndios são o Caçari, o Paraviana, o bairro 13 de Setembro, o São Bento, o Jóquei Clube, o Operário e o Senador Hélio Campos.

 

Por isso, uma das ações da campanha é a visita domiciliar, conforme explicou o secretário municipal, Alexandre dos Santos. “As equipes do programa Braços Abertos vão fazer essas visitas, levando a orientação sobre os riscos das queimadas e incêndios. É uma ação educativa e portanto, para que a gente tenha sucesso,  precisamos da contribuição de toda a população”. 

Denuncie no 156

A Central de Atendimentos da Prefeitura, no telefone 156, recebe as denúncias sobre a queima de lixo ou de qualquer outro crime ambiental, como o descarte de lixo em locais não permitidos, por exemplo.

 

A ligação é gratuita e a Central funciona 24 horas por dia. Além disso, no caso da queima de lixo, os fiscais podem contrastar o crime ambiental, a partir das cinzas no local. E assim, aplicar as medidas previstas em lei aos responsáveis.

Queimar lixo: campanha alerta sobre os riscos de incêndios
Avenidas de Boa Vista são recuperadas