Um espaço público de qualidade pode trazer muitos benefícios como gerar saúde e lazer. E há estudos mundiais que provam isso. Nos Estados Unidos, por exemplo, pesquisadores acompanharam um grupo com mais de 243 mil moradores de Miami entre 2011 e 2016. E a única diferença entres os grupos, era a quantidade de área verde que eles tinham perto de casa.
Em síntese, o estudo provou que quem mora perto de espaços públicos, especialmente, os que têm área verde, adoecem menos. Assim, os riscos de ter um problema no coração caiu para 16%, bem como o risco de adoecer que foi 15% menor entre as pessoas que moravam perto das praças e dos parques.
Conforme a Organização Mundial de Saúde, para ter qualidade de vida, o ideal é que cada cidade tenha 12 m2 de área verde por habitante. Por isso, investir na construção e organização de espaços públicos nas cidades com áreas verdes é muito importante para a saúde e lazer.
E essa é uma característica que atrai olhares em Boa Vista, conforme a ex- prefeita Teresa Surita. Ela que cuidou da cidade por cinco mandatos, tem como uma das marcas da sua gestão, a organização dos espaços públicos.
“Nós trabalhamos para gerar a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o progresso de Boa Vista. Por isso, chegamos a esse resultado. Hoje, temos uma capital moderna, bem estruturada e que, portanto, é um exemplo para todo o nosso Estado”.
Saúde e Lazer em todo o Estado
Para construir e reformar os espaços públicos de Boa Vista, Teresa Surita teve o apoio de Romero Jucá. Em Brasília, ele buscou os recursos para obras como a da Praça da Primeira Infância, o Parque Linear do Cinturão Verde, do Bairro dos Estados, bem como para a ampliar a Vila Olímpica e construir o Parque do Rio Branco.
Contudo, ele também levou esse tipo de investimento para o interior do Estado. Dessa forma, Romero Jucá ajudou a construir e reformar mais de 50 espaços públicos em Roraima.
“Eu acredito que as pessoas têm que conviver. Então, o espaço de lazer é muito importante para trazer a felicidade. E é muito bom ver que a gente dá alegria para as pessoas. Esse trabalho não tem preço”.
Veja os espaços que Romero Jucá ajudou a construir no interior do Estado
- Amajari: Praça do Tepequém
- Alto Alegre: reforma da Praça Central
- Bonfim: Parque de Exposições
- Cantá: Praça do Igarapé Sucuriju
- Caracaraí: Projeto Orla, Estádio de Futebol e Praça de Vista Alegre
- Iracema: Vila Olímpica
- Mucajaí: Praça Chaguinha Bahia
- Pacaraima: Centro Comunitário Indígena
- Rorainópolis: Praça do Grêmio
- São Luiz: Parque de Vaquejada
- São João da Baliza: Vila Olímpica