O Vozes da Capital esteve nesta quinta-feira, 19, no Conjunto Cruviana. De iniciativa do Time MDB RR, a ideia é ouvir dos moradores as principais dificuldades enfrentadas, bem como as sugestões para a melhoria da região. Antes do encontro, uma equipe percorreu mais de 500 casas para saber o que a população pensa.
Os moradores apontaram, sobretudo, muitos problemas da esfera estadual que precisam ser solucionados. A educação, a saúde e a segurança foram um dos principais temas abordados. O Nelito Andrade, morador do Cruviana, falou que o Conjunto precisa de uma escola e comentou a sensação de insegurança.
“Uma escola de ensino médio seria de grande valia aqui, nós estamos precisando. Aqui eu saio de casa e sempre fico preocupado. Não sei como estará a minha casa quando eu retornar. Não sei se estará do mesmo jeito. É uma sensação de insegurança”.
As mulheres foram, portanto, a maioria que pediram para falar durante o encontro. Uma delas, a Meiry Sherlock, falou que é preciso mais participação feminina na política. Do mesmo modo, ela comentou as vantagens do incentivo à mulher nas decisões da sociedade.
“Uma mulher fortalecida em casa e instruída, ela fortalece a luta. Ainda há poucas mulheres na política. Eu gostaria de ver mais incentivo nos bairros da capital e no interior de Roraima para que as mulheres participem mais das decisões da sociedade”.
Cruviana terá um plano
O Vozes da Capital é, nesse sentido, uma forma de ouvir as principais necessidades dos moradores. Após a coleta de dados, Teresa Surita apresenta os números em uma reunião com os moradores. Isso, principalmente, vai servir de base para montar o plano de governo que será registrado em cartório.
“Ouvindo os moradores do Cruviana e de outros lugares eu vou montar um plano de governo e registrar em cartório. É a partir da necessidade deles que podemos saber as prioridades de cada região”.
Romero Jucá, líder do Time MDB RR, diz sobretudo que o Vozes é uma forma de entender mais ainda o que as pessoas realmente precisam. Cada lugar tem a sua particularidade e o Time MDB RR está atento a isso. Sendo assim, está percorrendo a capital e o interior de Roraima.
“A política é pra melhorar a vida das pessoas. Para isso, temos que saber o que elas mais precisam. Portanto, queremos saber o que sente cada família, cada morador e trabalhador desse Estado. É uma conversa para montarmos um plano de governo que atenda a todos.